Rio Grande do Sul

CARNAVAL

Escolas de samba de Porto Alegre retornam ao Porto Seco em três noites de desfiles

De sexta (6) a domingo (8), complexo cultural na zona Norte da Capital recebe 22 escolas de samba e a tribo Os Comanches

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Último desfile no Complexo Cultural do Porto Seco de Porto Alegre foi em 2019 - Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Após dois anos sem ocorrer por conta da pandemia, o desfile das escolas de samba do Carnaval de Porto Alegre será realizado neste final de semana no Complexo Cultural do Porto Seco, localizado na zona Norte da Capital. Na sexta-feira (6) será o desfile do Grupo Prata, no sábado (7) do Grupo Ouro e no domingo (8) do Grupo Bronze.

Ao todo, vão para a pista 22 escolas de samba e a tribo Os Comanches. Confira a ordem dos desfiles e como adquirir ingresso no final desta matéria.

A fim de viabilizar os desfiles, a gestão municipal fez uma parceria com duas ligas representativas: a União das Escolas de Samba de Porto Alegre (Uespa) e a União das Entidades Carnavalescas do Grupo de Acesso de Porto Alegre (UECGAPA). Através da assinatura de um termo de permissão de uso do local, as entidades ficaram com a gestão do evento e puderam buscar parcerias na iniciativa privada.

O presidente da Uespa, Maurício Nunes, afirma que a expectativa das comunidades com os desfiles é muito grande, principalmente pelo evento passar a integrar o calendário oficial de Porto Alegre no ano em que a cidade completa 250 anos. “É uma vitória importante, visto que durante quatro anos ficamos fora do calendário oficial da cidade e veio o processo de pandemia, o que nos criou ainda mais prejuízos com relação a nossa cultura e nossa arte”, disse.

Carnaval histórico

Maurício destaca que o Carnaval tem um papel histórico na capital gaúcha. “Porto Alegre tem um Carnaval praticamente centenário, com uma organização das escolas desde o tempo dos coretos, até os dias atuais. Tivemos inúmeros locais centrais de desfiles das escolas de samba e hoje nós recebemos um espaço que no futuro vai ser nosso palco definitivo, com construção da pista definitiva”, conta.

Lembra ainda que o Carnaval mobiliza todos os cantos da cidade e também da região Metropolitana. “Fazem parte dos nossos desfiles também as cidades de Viamão, São Leopoldo, Canoas, Novo Hamburgo, Guaíba, praticamente todo o cinturão da Grande Porto Alegre.”

Temas sociais na avenida

O presidente da liga adianta que as escolas de samba de Porto Alegre e região Metropolitana vão apresentar temas de cunho social. “Tem a Imperatriz que vai trazer o tema “Me Respeita”, que trata da questão da mulher. Tem a Império do Sol que apresenta a questão do racismo", exemplifica.

Conta ainda que outras escolas de samba trazem em seus sambas enredos, fantasias e alegorias uma homenagem aos 250 anos da cidade de Porto Alegre. "Algumas têm em seus temas símbolos importantes da história da cidade e que valorizam a questão da religiosidade, do primeiro rei negro (príncipe Custódio) que se tornou muito famoso aqui na cidade e assentou o Bará do Mercado, uma série de representações importantes que serão apresentadas, contadas e cantadas."

Investimentos

Conforme Maurício, as ligas têm um papel fundamental para a retomada do Carnaval na cidade. Ele afirma que ao assumirem a gestão do Complexo Cultural Porto Seco com a oficialidade do município, puderam buscar parcerias que resultaram em melhorias para o local e para cultura. “Nosso papel enquanto liga foi fazer parte desse terceiro setor gerador de entendimento entre o poder público e o privado, e também da nossa parte poder ser gestor do desfile da capital dos gaúchos”.

As entidades, afirma, conquistaram um fomento através do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (Fumproarte), da Secretaria Municipal de Cultura, “para que as escolas pudessem em contrapartida entregar o desfile para a cidade de Porto Alegre nos seus 250 anos e fomentar nossa arte”. Segundo a prefeitura, o aporte de R$ 1,5 milhão foi distribuído para 17 escolas da Capital, valor que permitiu fomentar a cadeia produtiva e qualificar os projetos culturais de cada entidade.

Infraestrutura e ingressos

Entre as novidades desta edição estão as arquibancadas cobertas, com um total de 1,5 mil lugares. Também os camarotes localizados no espaço denominado Samba do Casulo, que fica em frente ao recuo da bateria. Esse espaço terá atrações nos intervalos dos desfiles. Em todo o complexo, serão 188 camarotes para venda, três para os jurados, além de camarotes para a Corte do Carnaval, Ligas das Escolas e prefeitura, com capacidade para 250 pessoas.

Serão três portarias de acesso. Também estarão disponíveis praça de alimentação, sete bares e arquibancadas. Toda a estrutura acomodará 4.660 pessoas por noite de desfiles. No entanto, a previsão dos organizadores é que circularão pelo entorno da pista em torno de 20 mil pessoas por noite.

Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla e podem ser adquiridos neste link. O Complexo Cultural do Porto Seco fica na rua Hermes de Souza, S/N - Rubem Berta.

Corte do Carnaval 2022

Rei Momo: Ubirajara Borba da Silva

Rainha do Carnaval: Kênya Regina Silveira Teixeira

Primeira princesa: Solange Nazário Medeiros Lobato

Segunda princesa: Cássia Katherine Joaquim dos Santos da Silva

Ordem dos Desfiles

Sexta-feira, 6 - Grupo Prata - 50 minutos de desfile

Abertura
21h - Tribo Carnavalesca Os Comanches
22h - Unidos da Vila Mapa
23h - Copacabana
00h - Realeza
1h - Praiana
2h - Unidos de Vila Isabel (Viamão)
3h - União da Tinga
4h - Academia de Samba Puro

Sábado, 7 - Grupo Ouro de Porto Alegre - 60 minutos de desfile

21h - Fidalgos e Aristocratas
22h10 - Acadêmicos de Gravataí (Gravataí)
23h20 - União da Vila do IAPI
24h30 - Império do Sol (São Leopoldo)
1h40 - Bambas da Orgia
2h50 - Estado Maior da Restinga
4h - Imperadores do Samba
5h10 - Imperatriz Dona Leopoldina
6h20 - Império da Zona Norte

Domingo, 8 - convidadas - 30 minutos de desfile

17h40 - filhos da Candinha
18h20 - Império dos Herdeiros
Grupo Bronze - 40 minutos de desfile
19h - Cohab-Santa Rita
19h50 - Protegidos da Princesa Isabel (Novo Hamburgo)
20h40 - Unidos do Guajuviras (Canoas)
21h30 - Mocidade da Lomba do Pinheiro
22h20 - Acadêmicos da Orgia
23h10 - Filhos de Maria


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko