Pernambuco

sessão gratuita

Filme que narra política brasileira sob olhar dos nordestinos estreia no sábado (07) em Recife

Lançamento de "O Povo Pode?" terá exibição e debate com o diretor Max Alvim no bairro de Brasília Teimosa

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Para além de possuir gravações em todos os estados do nordeste, “O povo pode?” também construiu suas imagens e narrativas em São Paulo, no Paraná e no Distrito Federal - Paulo Alberton

Após lançamento em São Paulo nessa quarta-feira (4), o documentário "O Povo Pode? - Um País Pelo Olhar de Brasileiros" faz sua estreia no Recife neste sábado (7), em exibição gratuita na orla de Brasília Teimosa, na Zona Sul, seguida por debate entre o diretor Max Alvim e a comunidade. 

O filme se debruça sobre os últimos seis anos anos da política brasileira, a partir do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff (PT), narrando a história sob a perspectiva da população do Nordeste. As filmagens foram realizadas em todos os estados da região, além de em São Paulo, no Paraná e no Distrito Federal.

Leia também: Documentário “O Povo Pode?” explica os últimos seis anos do país usando a voz de nordestinos

O evento começará às 17h, na esquina da Av. Brasília Teimosa com a Rua Dagoberto Pires. 

A produção de cerca de duas horas de duração é fruto de parceria entre o Instituto Alvorada Brasil, a Rede TVT e o Canal i Produções, contou tem contribuições de professores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 

Leia também: "Cabra marcado para morrer": morte do líder camponês João Pedro Teixeira completa 60 anos

Em entrevista ao Brasil de Fato, Alvim classificou que o filme vem a contribuir no sentido de "ativar o espírito crítico da sociedade num ano eleitoral, onde a gente sabe que as fake news vão inundar os nossos celulares e TVs". "É importantíssimo que o povo brasileiro tenha acesso à informação de qualidade e à informação checada”, completou. 

Inscrito em mais de 20 festivais do mundo, "O Povo Pode?" deverá ser exibido no Brasil em espaços públicos e de forma gratuita, já com sessões confirmadas em 15 capitais brasileiras. “A ideia é levar cultura de qualidade para a população sem precisar cobrar preços exorbitantes”, pontuou. 

O documentário foi realizado por meio de financiamento coletivo em parceria com o jornal Diário do Centro do Mundo (DCM), passo que possibilitou o início do projeto, e com apoio de quatro emendas parlamentares que viabilizaram os recursos para a sua finalização e distribuição.  

Edição: Vanessa Gonzaga