Pernambuco

teatro

No Recife, grupo apresenta peça baseada em texto de Caio F. Abreu censurado na ditadura

Espetáculo estreia nesta sexta-feira (13), às 19h, no Teatro Apolo e abre temporada de 2022 do Cobogó das Artes

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A peça abre a temporada de espetáculos de 2022 da Cobogó das Artes - Cobogó das Artes/Divulgação

O Teatro Apolo, na área central do Recife, será o palco da estreia da peça “Pode ser que seja só um leiteiro lá fora”, uma adaptação do texto de Caio Fernando Abreu dirigida por Adriano Portela e Madu Melo. A montagem será apresentada nesta sexta-feira (13), às 19h, e marcará o início da temporada de espetáculos de 2022 da Cobogó das Artes, escola de teatro localizada na capital pernambucana. 

A peça resgata uma produção do autor gaúcho que passou anos sob censura da ditadura militar. O enredo, que se passa na década de 1970, segue um grupo de jovens que ocupam um casarão abandonado para escapar da chuva e acabam vivendo uma experiência profunda de liberdade. Para Adriano Portela, que também é o fundador da Cobogó das Artes, é um texto que combina com o momento que o país passa.

 "Eu costumo associar que esta casa pode ser facilmente a nossa casa de fato, a sede da Cobogó das Artes. Aqui, antes de tudo, nós somos um espaço de resistência, de sonhos e de fazer arte. Acho que isso me fez perceber que havia uma conexão com aquela casa do texto de Caio F.", afirma o diretor. 

Leia também: Exposição valoriza cultura dos indígenas Guajajara, que tem a língua mais falada do Nordeste

Ele conta que redescobriu o texto do autor gaúcho em uma experiência como escritor e professor de um curso de Escrita Criativa em Porto Alegre. A peça se propõe a criar, então, uma conexão entre os estados do Rio Grande do Sul, berço de Caio F. de Abreu, e de Pernambuco. 

A peça, cujo elenco é formado por alunos, ex-alunos e professores da Cobogó, também compõe o ciclo comemorativo de cinco anos de atividade da escola. "Eu até me emociono ao lembrar da nossa estreia, em 2017. Foi com Lisbela e o Prisioneiro, e nos marcou muito. De lá para cá, sempre tivemos casa cheia e muita história marcante", fala Portela.

Os ingressos custam R$ 40 a inteira e R$ 20 a meia-entrada, e estão à venda no site da plataforma Sympla.

 

Edição: Vanessa Gonzaga