Rio de Janeiro

CINEMA

Segunda edição do cineclube do Armazém do Campo RJ exibe na quinta filme sobre reforma agrária

Documentário de Tetê Moraes acompanha a vida da militante Rose; sessão é gratuita e terá debate com convidados

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
terra para rose
Documentário de longa-metragem acompanha a vida da militante Roseli Celeste Nunes da Silva - Divulgação

O Armazém do Campo, na Lapa, na região central do Rio de Janeiro, promove nesta quinta-feira (12) a segunda edição do cineclube "Cine Armazém". Desta vez, o filme que será exibido em sessão gratuita e aberta ao público e com convidados especiais será "Terra para Rose", da diretora Tetê Moraes.

Leia mais: Armazém do Campo do RJ inaugura programação com exibição de filmes

O documentário de longa-metragem será exibido às 18h30 e o salão do Armazém estará aberto ao público a partir das 18h. Logo em seguida, às 20h, haverá um debate com Evelaine Martines, do Coletivo Nacional de Cultura do MST, com a diretora Tetê Moraes e com a curadora do cineclube e documentarista Beth Formaggini

O filme registra a ocupação de uma fazenda no Rio Grande do Sul e investiga as políticas de reforma agrária no Brasil da Nova República e atuação do MST. Para isso, aborda a história de Roseli Celeste Nunes da Silva (1954-1987), a Rose, uma das líderes cujo sonho é ter um pedaço de terra.

O longa-metragem é dividido em seis blocos: "A Promessa", "A Pressão", "A Espera", "O Confronto", "O Sonho" e "A Trégua". O roteiro é uma parceria da diretora com o cineasta José Joffily (1945) e a narração é da atriz Lucélia Santos.

Leia também: Brasil de Fato RJ lança mini documentário sobre a história do veículo de comunicação popular

"Terra para Rose" recebeu prêmios como o Prêmio Gran Coral como Melhor Filme no Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, em Havana, Cuba, Melhor Direção de Longa Metragem em 16 mm e Melhor Fotografia em Longa-Metragem em 16 mm no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Armazém do Campo RJ fica na Avenida Mem de Sá, 135, na Lapa, no centro do Rio de Janeiro.

Edição: Eduardo Miranda