Pernambuco

Coluna

Quando somos obrigados a desobedecer

Imagem de perfil do Colunistaesd
"Estas pessoas invocam o direito de objeção de consciência que a ONU reconhece como válido e justo" - ©Cesar Manso/AFP
Cada vez mais a juventude se dá conta de que é preciso desobedecer quando a ordem é iníqua e cruel

No mundo atual, jovens são recrutados para o serviço militar obrigatório. Enquanto presidentes que decretam guerras continuam em seus palácios com toda segurança, jovens se matam e morrem nos campos de batalha. 

Comunicadores/as são obrigados/as a redigir matérias para a guerra de informações que privilegiam interesses dos proprietários das empresas de comunicação. Estudantes que se especializam em Biologia são contratados para, secretamente, fabricar armas biológicas que espalham vírus em países inimigos.

No Brasil, no qual 20 milhões de famílias passam fome. Às vezes, quem trabalha em supermercados ainda vê serem jogados no lixo alimentos que passaram do prazo de validade. 

Diante dessa realidade, cada vez mais a juventude se dá conta de que é preciso desobedecer quando a ordem é iníqua e cruel. Em Israel, jovens recrutados ao serviço militar obrigatório se negam a combater palestinos. 

Nos Estados Unidos, jovens negros e índios se negam a ir fazer guerras em outros países. Estas pessoas invocam o direito de objeção de consciência que a ONU reconhece como válido e justo. 

A ONU propõe que se consagre o dia 15 de maio e toda esta semana para aprofundar este direito e divulgar esta atitude pacifista. Só se reconhece a dignidade humana quando a consciência individual e a fé de cada grupo são respeitadas.   

A objeção de consciência é a atitude de quem, por convicção religiosa, social ou política, se nega a pegar em armas e a participar de guerras ou atos violentos. Homens e mulheres, admirados no mundo inteiro, alguns até premiados com o Nobel da Paz, foram ou ainda são, em seus países, considerados rebeldes e desobedientes. 

Para os budistas tibetanos, Sua Santidade, o Dalai Lama, é a 14ª reencarnação do Buda da Compaixão. No entanto, para o governo chinês, é um dissidente, desobediente às leis. O prêmio Nobel da Paz foi dado a dois latino-americanos ilustres: a Rigoberta Menchu que viveu anos sem poder voltar à Guatemala para não ser morta e a Adolfo Perez Esquivel que, durante anos, era constantemente ameaçado de prisão na Argentina. 

No Brasil da ditadura militar, Dom Hélder Câmara era escutado no mundo inteiro, enquanto, em nosso país, os meios de comunicação não podiam divulgar nada que falasse em seu nome. Na Índia da primeira parte do século XX, Mahatma Gandhi e, nos Estados Unidos da metade do século, o pastor Martin Luther King foram presos e condenados como desobedientes às leis vigentes. Para os católicos, os mártires são pessoas santas, mas a sociedade dominante os condenou como desrespeitadores das leis e até criminosos. 

Se a objeção de consciência é direito de toda pessoa diante do poder social e político, com maior razão ainda, as religiões e Igrejas deveriam reconhecer um direito à dissidência e à objeção de consciência diante de um poder religioso autoritário ou, por qualquer razão, injusto. 

Nenhum pastor tem direito a impor a algum cristão ou cristã que vote em tal candidato ou repudie tal partido. O voto deve ser livre e consciente. 

O que, na Bíblia, caracteriza a fé cristã é o aprendizado da liberdade interior e social. Paulo escreveu aos coríntios: “Onde estiver o Espírito do Senhor, aí haverá liberdade” (2 Cor 3, 17). E aos gálatas: “Foi para que sejamos livres que Cristo nos libertou. Vocês não devem aceitar, por nenhum pretexto, voltar à situação de não liberdade” (Gl 5, 1. 13).   

Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato Pernambuco.

Edição: Vanessa Gonzaga