Pernambuco

GASTRONOMIA

Com espaço gastronômico dedicado aos caprinos, o bode é uma tradição na culinária petrolinense

Em Petrolina, o bode pode ser apreciado em um complexo com 10 restaurantes conhecido como Bodódromo

Brasil de Fato | Petrolina (PE) |
O Bodódromo celebra a cultura e a tradição petrolinense de comer bode e atrai todos aqueles que visitam a cidade - Alexandre Justino/divulgação

Em Petrolina, no sertão de Pernambuco, comer carne de bode é uma tradição na mesa, seja assado ou cozido. Não só por uma questão cultural em torno da comida, mas também por ser muito comum as famílias criarem o animal.

“Lá em casa eu sempre faço desses jeitos tradicionais, né? Grelhado, assado, cozido, mas também procuro inventar porque é um sabor que é muito característico, é um sabor que eu gosto de testar, sabe? Fazer uma coxinha de carne de bode, um risoto, o tradicional pirão que é feito no caldo de bode cozido”, afirma o servidor público petrolinense, Dirceu Lopes. Ele e sua família gostam tanto que ele até inventou uma receita que o ingrediente principal é a carne do animal.

Segundo a Pesquisa da Produção da Pecuária Municipal (PPM) 2020, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Nordeste do Brasil abriga 95% do rebanho brasileiro de caprinos, com 12,1 milhões de cabeças. E Pernambuco é o segundo estado com maior rebanho de caprinos, com 25,8% do efetivo nacional, ficando atrás somente da Bahia, com 30,1%.

Leia: Bolo de rolo e carne de Bode: símbolos da gastronomia pernambucana

Bodódromo

Essa culinária é tão famosa na região que, desde 2000, Petrolina sedia o complexo gastronômico Bodódromo, que atualmente reúne mais de 10 restaurantes especializados em pratos com carne de bode e carne de carneiro. Os restaurantes do complexo já viraram uma parada obrigatória para quem visita a cidade.

“Geralmente as pessoas que vão no Bodódromo vão atrás de bode, né? No meu caso, eu vendo o bode e vendo a buchada. A buchada é meu carro forte. Aí sempre sai assim: uma buchada e meio bode. Sempre as pessoas pedem o bode mais a buchada, sarapatel e outra coisa”, afirma Francisco Bitú, que é proprietário de um desses restaurantes desde que o complexo foi instalado, e lá o bode é o mais pedido. "Já tem gente que não olha nem o cardápio, quando chega já diz: eu quero um bode! quero meu bode. Aí é uma coisa que já se tornou tradição na cidade”, destaca.

Leia: Como ter uma alimentação saudável em tempos de pandemia?

Valor nutricional

Mas o cardápio não é só saboroso e culturalmente importante para sertanejos e sertanejas, mas também é nutritiva. “O bode por si só é considerado uma das carnes vermelhas mais saudáveis hoje, e isso se dá muito pelas características nutricionais deste alimento. Então, normalmente, quando a gente compara o bode, com carne bovina e até mesmo com as aves como o frango, ele tem muito menos calorias o que chega a ser 70% a menos de calorias que as carnes vermelhas e, por volta de, 20% a menos em termos de caloria com relação ao frango em si”, aponta a nutricionista Ana Beatriz Ferreira.

Para quem passa por Petrolina e deseja visitar o Bodódromo, o complexo gastronômico fica localizado na Av. São Francisco, nº 7 - Bairro Areia Branca.

Edição: Vanessa Gonzaga