Paraíba

JUVENTUDE

Sumé-PB recebe seu primeiro Comitê Rural Popular de Luta 

O espaço servirá para formação e articulação frente à luta que se aproxima em 2022

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Atividade - Foto: Josiel Alves

Aconteceu, no último sábado (14), a inauguração do primeiro Comitê Rural da Paraíba no município de Sumé, região do Cariri. A cidade, localizada a 257 Km da capital, João Pessoa, sediou o evento de articulação para a construção de um grande movimento de massas em torno da candidatura do Presidente Lula, organizado pela Pastoral da Juventude Rural (PJR-PB).


Atividade / Foto: Josiel Alves


Voltando na história, em 2009, Sumé recebeu o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), um projeto de expansão da Universidade Federal de Campina Grande, o que revolucionou o acesso ao ensino superior na região do Cariri.

Naquela época, o presidente era Luís Inácio Lula da Silva, que através desse projeto possibilitou a juventude do semiárido ter aceso a educação superior. Mais de uma década depois, torna-se mais do que simbólico a inauguração de um espaço para formação e articulação frente à luta que se aproxima, eleições 2022, nesse município que teve a valorização da educação sentida e materializada.

Além disso, temos a necessidade de ter um espaço para debater sobre os problemas enfrentados pela juventude do campo, reconstruir a esperança no seio da nossa juventude, mas também um espaço de articulação e de ação para eleger Lula e reconstruir o Brasil.


Atividade / Foto: Josiel Alves


Ao passo que a noite se aproximava, os "camisas vermelhas" pintavam a sede da Pastoral da Juventude Rural (espaço onde aconteceu o evento). A esperança tomou os olhos daqueles que ali estavam e os ouvidos atentos às falas, como se a espera tivesse acabado e o desejo de habitar em coletivo já não possível de conter-se no peito.


Atividade / Foto: Josiel Alves

O povo queria falar, e falou! Os estudantes falaram e as organizações falaram através de suas representações.

A PJR possui um trabalho junto com a juventude camponesa e esses jovens demonstram força. É importante que saibam e propaguem que há uma frente de luta bem estruturada e compromissada com o objetivo comum do povo no interior no estado. Em coletivo e em diversidade, o comitê em Sumé segue, expande-se e firma os pés na estrada. Que venha a luta!

*Texto de Sara Letícia - estudante de Jornalismo

Edição: Heloisa de Sousa