Pernambuco

luto

Morre Pe. Reginaldo Veloso, expoente da teologia da libertação e resistência contra ditadura

José Reginaldo Veloso de Araújo faleceu nesta quinta (21), deixa a esposa Edileuza Veloso e o filho João José

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Ao longo da vida, Padre Reginaldo se destacou pela sua atuação política junto às comunidades eclesiais de base - Josiane Holz

O Padre Reginaldo Veloso morreu, aos 84 anos, por volta das 23h dessa quinta-feira (19), em decorrência do câncer que estava enfrentando. O ex-pároco do Morro da Conceição vinha, há cerca de 20 dias, internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Unimed, no Recife. José Reginaldo Veloso de Araújo deixa a esposa Edileuza Veloso e o filho João José. 

O velório será na Escola Municipal Padre João Barbosa, localizada por trás da imagem da Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Morro da Conceição, Zona Norte da capital, a partir das 15h desta sexta-feira (20). Às 8h do sábado (21), haverá uma cerimônia no mesmo endereço. O sepultamento acontecerá em seguida, às 11h, no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife. 

Adepto à Teologia da Libertação, ele se destacou ao longo da vida pela sua atuação política junto às comunidades eclesiais de base, tendo como amigo Dom Hélder Câmara. Padre Reginaldo era alagoano, mas também cidadão pernambucano, conforme honraria que recebeu no mês passado em razão de sua história de luta contra a ditadura militar, pela qual foi perseguido, e de contribuição social. 

Para a família, Reginaldo descansou após lutar durante toda sua vida pelo que acreditava. “Pode ir em paz, meu amado gigante, nós te amaremos para sempre, e estarás presente em nossas vida, com tua força, tua alegria de viver, com teu amor pelos empobrecidos da terra, com tuas músicas, teus pensamentos e tuas ações. Até logo, nosso grande amor”, assinaram Edileuza e João. 

Leia também: Documentário sobre padre Reginaldo Veloso tem pré-estreia nas plataformas digitais

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, se solidarizou com familiares, amigos e seguidores neste momento de perda, homenageando Reginaldo como um humanista que dedicou sua vida às causas sociais e ao trabalho pelos mais necessitados. 

“Nas décadas de 70 e 80, à frente da emblemática paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Recife, este alagoano de alma e cidadania pernambucana, adepto da Teologia da Libertação, deixou uma marca na luta contra a repressão e em favor de uma igreja democrática e do empoderamento popular, construindo uma bonita trajetória, recentemente retratada nas telas”, relembrou. 

Em nome da Arquidiocese de Olinda e Recife, o vigário geral Monsenhor Luciano José Rodrigues Brito também externou seu pesar, rememorando a passagem de Reginaldo pela Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, no bairro da Macaxeira, e pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, ambas na Zona Norte do Recife.  O vigário também ressaltou sua contribuição para o Setor de Música Litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com composições que são cantadas nas celebrações litúrgicas de todo o País.

“Que seja concedido a Reginaldo Veloso cantar diante do Senhor Ressuscitado: ‘Senhor, piedade, vem me socorrer! Minha dor e meu pranto mudaste em prazer; teu nome para sempre eu irei bendizer!’”, falou.

Em memória do Padre Reginaldo, o monge beneditino Marcelo Barros, seu amigo próximo desde a juventude, evocou o cântico: “Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão”. 

“Nós que cremos na Vida e amamos a Vida temos imensa dificuldade de lidar com a partida de pessoas que nos são mais queridas, principalmente quando se trata de alguém com a presença forte e a atuação sempre vibrante nas melhores causas da humanidade, como Reginaldo vivia e nos ensinava a viver”, afirmou. “Peço a Deus que nos mantenha unidos no esforço de manter viva a memória dele e o exemplo que ele nos deixou. Que do céu ele nos abençoe”, acrescentou.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) também lamentou a morte de Reginaldo, e afirmou que sua vida é "semente de esperança na construção do Reino de Deus". "Recebemos a notícia com muito pesar sobre o falecimento de um grande amigo do MST, que cerrou as fileiras pela vida do povo e pela Reforma Agrária! Viva a memória e o legado de Reginaldo Veloso nosso companheiro e profeta! Ele é luz e inspiração na construção do caminho da nossa libertação", disse.

O deputado estadual João Paulo (PT), autor da proposta de concessão do título de cidadão pernambucano ao padre, afirmou que Reginal foi um homem que colocou em prática as lições de Cristo. "Espalhou alegria e a esperança. Acolheu. Lutou pelos empobrecidos. Vai em paz, meu amigo, vamos honrar tua luta. Você é um gigante. E continuará presente em nossas vidas", comentou.

 

Edição: Rani de Mendonça