Distrito Federal

AGENDA CULTURAL

Encontro de Mamulengos do DF realiza espetáculos, oficinas e seminário; confira os destaques

Sarau, Feiras, Shows e outras atrações para o final de semana no DF e Entorno

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
II Encontro de Mamulengos do Distrito Federal tem atividades nos meses de maio e junho - Foto: Peninha Fotógrafo

A Associação Fuzuê de Arte e Cultura, em parceria com a Associação Candanga de Teatro de Bonecos - ACTB, realiza o evento que  integra 14 grupos de mamulengueiros do DF. O encontro é dividido em três etapas, iniciando com o Seminário de Formação nos dias 25, 26 e 27 de maio, no Espaço Cultural Renato Russo.

Depois, o Encontro ocupará a Torre de TV no dia 29 de maio, domingo, com a celebrativa Roda de Mamulengos. Será uma tarde inteira de apresentações gratuitas e simultâneas, reunindo os grupos e brincantes participantes do Catálogo de Mamulengos do DF e da Associação Candanga de Teatro de Bonecos.

A terceira e última etapa do encontro será realizada entre os dias 30 de maio e 15 de junho, com ações de educação patrimonial em escolas públicas. Serão realizadas 30 apresentações no formato de aula-espetáculo e duas oficinas de confecção de bonecos com a mestra Tetê Alcândida, abrangendo unidades de ensino de diferentes regiões administrativas.

II Encontro de Mamulengos do DF

De 25 de maio a 15 de junho (evento gratuito)

Programação completa

Sarau e Feira Mulheres de Fibra

Acontece neste sábado (21) o Sarau Mulheres de Fibra no Assentamento Pequeno William em Planaltina (DF), a partir das 15 horas.

O Sarau faz parte do projeto “Arte em Fibra’’, apoiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC- DF), que realizou um curso de qualificação das técnicas com artesanatos produzidos com fibras vegetais, especificamente as fibras de bananeiras, utilizadas pelo grupo de artesãs do Assentamento Pequeno Willian. O curso foi ministrado pelo mestre Juão de Fibra, resultando várias peças artesanais em fibras vegetais. O grupo de mulheres artesãs Pequeno William trabalha com as fibras de bananeiras desde 2011.

A Feira também trará outros produtos naturais e agroecológico, além de outros artesanatos produzidos pela comunidade local. A programação conta ainda com apresentações culturais do Grupo Pilado de Barbatão, Preto Cosmo e a estreia da nova peça de teatro do grupo Cia Burlesca, "A Legítima História Verdadeira".

Sarau Mulheres de Fibra

Sábado, dia 21

Das 15h às 21h

Local: Comuna Panteras Negras, Chácara 12, Assentamento Pequeno William, Planaltina-DF.

Confira a programação completa

Gastronomia


7ª Feira Panela Candanga acontece até domingo, 22 / Divulgação

Produtores locais e do Entorno do DF participam dos quatro dias de feira no CasaPark e apresentam produtos alimentícios para todos os paladares.

O Cerrado possui um movimento cultural gastronômico que antecede a construção de Brasília e que permeia a história do Distrito Federal e do Entorno.  Essa sabedoria culinária sobrevive há séculos passada de geração em geração, se tornando alimento pelas mãos de pequenos produtores locais. 

Para mostrar uma parte dessa riqueza de sabores e de cultura, o Casapark recebe a 7ª edição da feira Panela Candanga, com a participação de 25 produtores da Região que comercializarão embutidos, defumados, queijos, pães, doces, conservas, cervejas, cafés, chás, infusões, produtos veganos e vegetarianos. 

Com produção e curadoria de Carol Monteiro, Luciana Fabrino Alcamim e parceria de Gracilene Bessa, produtoras culturais atuantes no mercado de eventos gastronômicos da cidade há alguns anos, a Feira Panela Candanga é um epicentro de economia criativa e de terroir do Centro-Oeste.

7ª Feira Panela Candanga

Até 22 de maio (evento gratuito)

Sexta e sábado, das 12h às 21h e domingo, das 12h às 20h

SGCV Sul, Lote 22 - Shopping CasaPark (Praça Central)

Sessão Extra


Espetáculo conta histórias diferentes trazendo contos tradicionais de várias partes do mundo / Foto: Flávio Salgado

O Teatro da Caixa Cultural Brasília continua com a apresentação do projeto "Os Tapetes Contadores de Histórias".

Com uma programação voltada para toda a família, sobretudo o público infanto-juvenil, o grupo apresentará uma mostra de todo o seu repertório de histórias, materializado em um acervo de 120 obras têxteis como tapetes, maquetes, painéis, malas, aventais, ilustrações de livros, bordados, livros e bonecos de pano.

Formado há 24 anos, Os Tapetes Contadores de Histórias são pioneiros no Brasil, quando o assunto é a produção de cenários têxteis para narrativas orais. Inovaram a arte de contar histórias, a partir do momento em que costuraram e introduziram cenários de tecido para a contação de histórias. 

Os Tapetes Contadores de Histórias

Até 22 de maio (evento gratuito)

Programação completa no site

SBS 04, Lotes 3/4, Asa Sul - Teatro da Caixa Cultural Brasília

Música e vídeo


Banda Black Rio participa de websérie / Divulgação

Projeto "10 Polegadas" estreia websérie de 4 episódios com as bandas Black Rio, Muntchako, Saci Werè e Passo Largo.

Quem é apaixonado por música costuma valorizar registros em alta fidelidade e boas performances. Em uma época dominada pelos streamings – que apesar da praticidade e acessibilidade, deixam a desejar no quesito de fidelidade sonora - plataformas antigas, mas sólidas, voltam a ganhar cada vez mais importância.

Foi pensando em unir essas paixões e suprir essas lacunas que foi concebido o 10 Polegadas, um projeto de fãs para fãs. O nome alude ao formato de discos de vinil intermediário entre os compactos (conhecidos como singles por comportar apenas uma música de cada lado) e os LPs (long plays, em que cabe um álbum inteiro).

Registros das bandas Black Rio, Muntchako, Saci Werè e Passo Largo formam produzidos ao vivo, em estúdio, de forma que, o público poderá ainda assistir às performances da banda no exato momento em que as gravações foram feitas, em vídeos produzidos por uma equipe competente e captação de ponta do áudio e do vídeo. 

Lançamento da Websérie 10 Polegadas

Dia 21 de maio (evento gratuito)

Sábado a partir das 20h

Museu do Vinil de Brasília

Teatro e circo


Espetáculo Mirage acontece neste fim de semana e tem sessão também na segunda (23) / Foto: Bruna Guimarães

A Cia Miragem apresenta o espetáculo "Mirage" com elenco formado por artistas de circo sobre a mitologia e elementos que formaram o universo.

De narrativa que cria uma conexão entre o real e o imaginário, sob diferentes perspectivas de tempo e espaço, em Mirage artistas usam das artes acrobáticas do circo para contar a formação e transformações do mundo.

Mirage versa sobre a presença do poder feminino das divindades da mitologia grega Gaia, a segunda primordial ou Terra, Tétis, marinha e imortal ou uma das filhas de Gaia e Urano (o céu), Astéria, estrela, em grego, que se tornou amazona, e Selene, deusa da lua. Também sobre o Espírito e os elementos Éter, a quinta-essência, e Sigel, que representa o momento ideal para realizar planos.

Segundo o diretor Gustavo LeTruta, “Mirage nasceu com a intenção de mostrar a força humana, como também das potências do que não se vê, a capacidade de expressão dos sentimentos, vinculados à força da natureza e sua representatividade como um canal de interação presente em todos os seres”.

Espetáculo Mirage

De 20 a 23 de maio (evento online e gratuito)

Sexta às 20h, sábado e domingo às 17h e segunda às 20h

Transmissão pelo Youtube

Performance


Lançamento do projeto Arcada acontece no dia 25 / Foto: Danilo Borges

Os artistas Francis Wilker, Kenia Dias e Diego Borges lançam plataforma online da vídeo-performance "Arcada" no próximo dia 25, com chat interativo.

Num tempo em que o valor do corpo está na sua capacidade de produzir e gerar capital, assistimos, em "Arcada", o devir de um corpo entre a força, a precariedade e a falência. Um dia seremos todos mineral e sobrarão alguns ossos a partir dos quais novas narrativas serão criadas.

Com apoio do Fundo de Apoio a Cultura do DF, "Arcada" dá continuidade à pesquisa de Diego Borges sobre o movimento enquanto expressão sensível da relação entre corpo e mente. A ideia é criar contextos que ampliem as possibilidades de contato entre a obra e os espectadores, favorecendo o estabelecimento de vínculos afetivos e cognitivos. 

Neste encontro, a troca com a diretora Kenia Dias, que transita entre a dança e o teatro, amplia o repertório composicional e dialoga com as investigações do encenador Francis Wilker, que estuda o espaço e a performance. A direção de arte agrega o olhar detalhista e inventivo de Jonathan Andrade.

Lançamento do projeto Arcada

25 de maio (evento online e gratuito)

Quarta às 20h

Transmissão pelo Youtube

Circo 


Festival acontece até domingo (22) / Foto: Diego Bresani

Acontece neste final de semana o I Festival de Circo e Palhaçaria Sorriso da Rua em Sobradinho.

Um grande picadeiro a céu aberto será instalado em Sobradinho II, nos dias 20, 21 e 22 de maio. A cidade será sede do I Festival de Circo e Palhaçaria Sorriso da Rua, uma iniciativa conduzida por três grandes trupes do Distrito Federal: Circo Teatro Udi Grudi, Cia Circo Rebote e Marmotagem & Cia.

O festival terá uma vasta programação e celebra os 17 anos da Marmotagem & Cia.  Além dos tradicionais espetáculos de circo teatro apresentados pelas companhias anfitriãs, a cada dia de evento haverá uma segunda apresentação de um grupo ou artista convidado por cada uma delas. Também haverá, os chamados cabarés, com cenas curtas de até 10 minutos de duração, apresentadas por artistas do DF selecionados pela curadoria do festival. 

Durante o festival serão realizadas três oficinas: uma de criação de instrumentos musicais utilizando materiais reciclados, com Márcio Vieira e Luciano Porto, do Circo Teatro Udi Grudi; uma de sensibilização à palhaçaria, com Tina Carvalho, da Marmotagem & Cia; e outra de acrobacia cômica, com Atawallpa Coello, da Cia Circo Rebote. 

I Festival de Circo e Palhaçaria Sorriso da Rua

Dias 20, 21 e 22 de maio (evento gratuito)

Sexta das 14h às 21h, sábado das 9h às 21h e domingo das 18h às 21h

Estacionamento em frente à Administração Regional de Sobradinho II

Segue em cartaz

Exposição Xingu 57: Viagem ao Brasil Central

Até 22 de maio  (evento gratuito)

Terça-feira a Domingo, das 09h às 18h30

SCTS, Lote 2 - Museu Nacional da República

Espetáculo Alguém acaba de morrer lá fora

Até 22 de maio (evento gratuito)

Programação completa

Espetáculo Amélie - O Musical

Até 22 de maio

Sextas e sábados às 20h e domingos às 19h

Ingressos a partir de R$ 35 (vendas pelo Sympla)

SCLRN 712, Bloco C, Asa Norte - Teatro Engrenagem

Os Tapetes Contadores de Histórias

Até 22 de maio (evento gratuito)

Programação completa

SBS 04, Lotes 3/4, Asa Sul - Teatro da Caixa Cultural Brasília

Espetáculo Descaminhos - do ponto de vista do equilíbrio

Até 22 de maio (evento gratuito)

De sexta à domingo, sempre às 20h

Rua 01, Casa 23, Vila Telebrasília - Espaço PÉ DiReitO

Exposição Amor aos montes - Oferendas

Até 29 de maio (evento gratuito)

De terça a sábado, das 14h às 22h e domingos, das 12h às 20h

SGCV Sul, Lote 22 - Shopping CasaPark (Galeria Casa)

Espetáculo O Violinista Mosca Morta

Até 29 de maio

Domingos às 16h

Ingressos a partir de R$ 15,00 (vendas pelo Sympla)

SCLRN 708, Bloco F, Loja 42, Asa Norte - Casa dos Quatro

Espetáculo O Segredo do Tecnomundo

Durante o mês de maio (evento gratuito)

Programação completa

Exposição Trilogia limítrofe

Até 04 de junho (evento gratuito)

Quintas e sextas, das 09h às 18h e sábados, das 11h às 17h

SCES Trecho 3, Asa Sul - Centro Cultural TCU (Galeria Marcantonio Vilaça)

Exposição Brasilidade Pós-Modernismo

Até 05 de junho (evento gratuito)

Terça a domingo, de 9h às 20h30

SCES, Trecho 2, Asa Sul - CCBB Brasília (Galeria 1, 2 e Pavilhão de Vidro)

Oficina Corpoesia e Espetáculo Vladimir

Até 08 de junho

Programação completa

Oficina gratuita e espetáculo a partir de R$ 20,00

Exposição Brasília Reinventada

Até 12 de junho (evento gratuito)

De terça a sexta das 10h às 20h, sábados e domingos das 12h às 20h 

CRS 508, Bloco A, Asa Sul - Espaço Cultural Renato Russo (Galeria Rubem Valentim)

Exposição Segue em Anexo

Até 15 de junho (evento gratuito)

Sexta, sábado e domingo das 9h às 17h

SCTS, Lote 2 - Museu Nacional da República 

Exposição Guardadora de água

Até 26 de junho (evento gratuito)

De terça a domingo, das 9h às 18h30

SCTS, Lote 2 - Museu Nacional da República (Sala 02)

Exposição Paraíso sem vocabulário

Até 26 de junho (evento gratuito)

De terça a domingo, das 9h às 18h30

SCTS, Lote 2 - Museu Nacional da República (Galeria Térreo)

Projeto Tomada Cultural 2022

Até junho (evento gratuito)

Programação completa

Exposição Nenhum poema brota de uma terra desperdiçada

Até 09 de julho (evento gratuito)

De segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábados das 10h às 15h

CLN 202, Bloco B, Loja 11 (Subsolo), Asa Norte - Referência Galeria de Arte

Rama - Grupo de Estudos em Teatro de Animação

Até 21 de julho

Quintas-feiras, das 18h30 às 20h30

A partir de R$ 30,00 (bolsas disponíveis)

Inscrições pelo formulário

OSDRAMÁTIKOS

Até 29 de novembro

Terças-feira às 20h

Ingressos a partir de R$ 10,00 (pelo Sympla)

SEPS 713/913, Via W4 Sul, Asa Sul - Teatro Sesc Garagem

Cineclube Raimunda

Todas às quartas, às 15h e 19h30 (evento gratuito)

Informações: (61) 99654-7815

Rua Hugo Lobo Quadra 46 Casa 790, Planaltina - Mini Teatro Lieta de Ló

Cine Le Corbusier

Permanente (evento gratuito)

Todas as quartas-feiras, às 19h

SES Av. das Nações, Quadra 801, Lote 04, Asa Sul - Embaixada da França no Brasil

*Pedro Caroca é ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino