Rio Grande do Sul

Literatura

Após dois anos, Sarau Odisseia de Literatura Fantástica volta presencialmente nesta quarta (25)

Evento retoma divulgação e debates sobre produção literária nos campos do fantástico, do horror, da fantasia na Capital

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Escritora Irka Barrios abre a programação comemorativa dos 10 anos do evento literário, ao lado do escritor Daniel Gruber - Foto: Alexandre Alaniz

No ano em que a Odisseia de Literatura Fantástica completa uma década de existência divulgando e apoiando a produção de autoras e autores brasileiros que escrevem literatura fantástica, o Sarau do evento literário volta a ocorrer de forma presencial, após dois anos. Com cinco encontros programados, o escritor e um dos idealizadores do evento, Duda Falcão, promove uma programação de aquecimento à oitava edição, a ser realizada em outubro. O primeiro encontro será nesta quarta-feira (25), às 19 horas, no Mondo Cane (Rua João Alfredo, 325 – Cidade Baixa – Porto Alegre). 

Fundado por Duda, Cesar Alcázar e Christopher Kastensmidt em 2012, o evento literário recebeu, em 2014, o Troféu Amigo do Livro da Câmara Rio-Grandense do Livro. Depois, houve um hiato entre 2016 e 2017 e, desde 2018, ocorre o Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica, voltado aos autores dos gêneros de fantasia, ficção científica e horror.

Neste primeiro Sarau de 2022, Duda mediará um bate-papo com a escritora Irka Barrios e o escritor Daniel Gruber. Os convidados farão leituras de trechos dos seus livros, comentários sobre suas referências e jornadas literárias. O público poderá participar realizando perguntas. Ao final do evento os autores autografarão seus livros mais recentes.

Os próximos encontros presenciais acontecerão em junho, julho, agosto e setembro. Todos os eventos tem entrada franca. A programação pode ser acompanhada no site Odisseia de Literatura Fantástica.

Sobre os escritores

Irka Barrios é mestra (PUC-RS, 2019) e doutoranda em Escrita Criativa (UFRGS). É autora de "O coelho branco" (Prêmio Brasil em Prosa - Amazon, 2015), "Lauren" (Ed. Caos & Letras, 2019 - Finalista Prêmio Jabuti, 2020 - categoria romance de entretenimento) e "Júpiter Marte Saturno" (Ed. Uboro Lopes, 2022). Colaboradora nos blogs Escuro Medo e da Revista Ventanas e é professora de oficinas literárias na GOG Ideias. É mediadora do Clube de Leitura Escuro Medo e atua na organização do coletivo Mulherio das Letras – RS.

Duda Falcão é escritor, professor de escrita criativa, editor e Doutor em Educação. Tem sete livros publicados: Protetores (2012), Mausoléu (2013), Treze (2015), Comboio de Espectros (2017), O Estranho Oeste de Kane Blackmoon (2019), Mensageiros do Limiar (2020) e Representações culturais e pedagogia dos monstros no universo de H. P. Lovecraft (2021). É organizador da Odisseia de Literatura Fantástica e do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica. Em 2018, ganhou o 1º Prêmio ABERST de Literatura na categoria conto de Suspense/Policial. Pela AVEC Editora organiza os selos Multiverso Pulp e Coleção de Pesadelos. Atualmente leciona no Curso Metamorfose de Escrita Criativa.

Daniel Gruber é escritor, editor da editora O Grifo e doutor em Escrita Criativa pela PUCRS. Foi professor da especialização em Escrita Criativa na Universidade Feevale. É autor dos livros O Jardim das Hespérides (finalista do prêmio Minuano 2018), Animais diários (finalista do prêmio AGES 2020) e A Floresta. Também organizou a antologia O Novo Horror.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira