Pernambuco

AGENDA CULTURAL

Recife sedia o Maracacongo, maior evento de culturas afro-brasileiras do Nordeste

Proposta reúne a cultura popular do Maracatu Rural de Pernambuco às tradições do Congo de Minas Gerais

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A programação irá circular por cinco cidades do Estado: Recife e Olinda (Região Metropolitana); e Aliança, Goiana e Itambé (Mata Norte) - Divulgação

A partir do próximo dia 31 de maio até o dia 12 de junho, Pernambuco será palco da turnê nacional "Maracacongo", evento inédito de manifestações culturais e religiosas afro-brasileiras realizado no Nordeste. A proposta é festejar as danças, costumes e práticas dos povos originários, unindo a cultura popular do Maracatu Rural, de origem da região da Zona da Mata Norte do Estado, que é Patrimônio Cultural do Brasil, às tradições do Congo, de Minas Gerais.

Leia: Conheça Dona Santa, a matriarca dos maracatus e dos terreiros que reinou no Recife

A programação irá circular por cinco cidades do Estado: Recife e Olinda (Região Metropolitana); e Aliança, Goiana e Itambé (Mata Norte). Nelas, o público poderá conferir uma agenda de atividades culturais, como espetáculos, mostra de filmes, oficinas e apresentações, gratuitamente. O projeto também irá circular, em julho, por outras cinco cidades de Minas Gerais: Ouro Preto, Brumadinho, Belo Horizonte, Mariana e Congonhas.

O público vai poder vivenciar as histórias e cultura do povo negro através de um espetáculo que terá como protagonistas o Maracatu Rural Estrela de Ouro (Aliança – PE), e o Grupo Afro mineiro Negro Por Negro (Brumadinho-MG). Também se soma ao projeto musical o artista pernambucano Afonjah.

Leia: 1ª vez que eu vi uma travesti na vida foi em cortejo de maracatu, lembra Malunguinho

No Recife, se apresentam como convidados também Adiel Luna, Quinteto Violado, Charles Theone e o Maracatu de Baque Virado Estrela Brilhante do Recife e mais 20 convidados irão animar a programação.  A turnê deve durar treze dias, e vai ocupar vários locais, situados em áreas urbanas e rurais de Pernambuco, como escolas, sedes de agremiações carnavalescas, ginásios esportivos, ruas, praças, entre outros. 

Programação

A estreia da turnê acontecerá no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, localizado na zona sul do Recife. No local serão realizadas as oficinas de Maracatu Rural e de Congo/Moçambique, para estudantes de escolas públicas da capital pernambucana. Além disso, será realizada a primeira apresentação do espetáculo Maracacongo e Afonjah, juntamente com o Maracatu Estrela Brilhante do Recife, Adiel Luna, Quinteto Violado e Charles Theone. O público interessado em prestigiar a programação deve retirar os ingressos on-line.

Entre os dias 03 e 05 de junho, a turnê irá desembarcar em Olinda. Lá, a programação de oficinas será realizada no Quilombo da Xambá, no bairro de São Benedito. No dia 04, o Mercado Eufrásio Barbosa, no Largo do Varadouro, recebe a Reunião da Comissão de Cultura Popular e Folclore; e o seminário Maracacongo – Roda de Conversa sobre as culturas populares de Minas Gerais e Pernambuco.

Na noite do 04, o grupo Negro por Negro faz uma participação especial na comemoração dos 25 anos da Sambada de Coco do Gaudalupe, às 22h. No domingo, dia 05, a partir das 16h o Mercado Eufrásio Barbosa, sedia o espetáculo Maracacongo, que tem como convidados Afonjah e Maracatu Nação Pernambuco. 

Leia: O que tu indica? | Festa no Terreiro Mágico: 100 anos do Cambinda Brasileira

Chegando na região da Mata Norte, o projeto vai passar por três cidades da região, durante os dias 07 e 12 de junho. Em Aliança, as oficinas acontecerão no Clube Municipal e na sede da Orquestra 15 de novembro, no Distrito de Upatininga, zona rural da cidade. As apresentações artísticas ficarão concentradas no Clube Municipal, com as apresentações do Maracacongo tendo a Orquestra Zezé Correia como convidada.

Em Goiana, as oficinas acontecerão na Escola Marie Armelle. A sede do Caboclinho Sete Flexas, no bairro de Nova Goiana, será palco da festa de rua. A unidade do Sesc Ler, na cidade, recebe as apresentações do Maracacongo e dos Orubá e o Caboclinho 7 Flexas de Goiana.

Em Itambé as oficinas acontecem no Ginásio de Esportes José Mendes Filho. Já os espetáculos na Praça da Biblioteca têm as apresentações do Maracacongo com os convidados Maracatus Leãozinho das Flores e Leão da Fronteira e a Orquestra Pedra Preta.

Quem deseja saber mais detalhes sobre a programação pode ver a cprogramação completa nas redes sociais do projeto. 

Edição: Vanessa Gonzaga