RECIFE E REGIÃO

Chuvas em Pernambuco já deixaram 56 mortos e quase 4 mil desabrigados

Temporais põem nove municípios pernambucanos em situação de emergência

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu alerta nível vermelho devido à previsão de pancadas de chuvas com intensidade forte no sábado (28) - Agência Brasil

Os temporais que atingem Pernambuco há uma semana já causaram a morte de 56 pessoas, segundo o governo estadual. Outras 56 pessoas estão desaparecidas. Há ainda 3.957 cidadãos desabrigados. Os números foram divulgados neste domingo (29).

Nove municípios pernambucanos já declararam estado de emergência por conta da chuva. São eles:  Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Cabo de Santo Agostinho, São José da Coroa Grande, Nazaré da Mata, Macaparana e São Vicente Ferrer.

No sábado (28), pelo menos 30 pessoas morreram em decorrência dos temporais só na região metropolitana do Recife. Ao menos 20 morreram por conta de um deslizamento no bairro de Ibura, que fica entre a capital e Jaboatão dos Guararapes.

:: Chuvas no Recife: saiba como ajudar as famílias desabrigadas ::

O governador Paulo Câmara (PSB) informou que o governo trabalha para desobstruir acessos às cidades e restabelecer o abastecimento de água.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) informou neste domingo que as Forças Armadas vão atuar para socorrer atingidos. Ele visitará o Recife na segunda-feira (30).

Pernambuco também recebeu bombeiros da Paraíba e especialistas em deslizamentos de Minas Gerais para auxiliarem em resgates.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem um alerta para chuvas fortes em Recife e região neste domingo. A previsão do tempo também aponta possibilidade de chuvas na capital durante os próximos sete dias.

Edição: Thales Schmidt