Rio Grande do Sul

SAÚDE

Prefeitura de Porto Alegre reativa tendas para atendimento a sintomáticos respiratórios

Medida ocorre em meio à superlotaçao das emergências da Capital por aumento de pessoas com sintomas gripais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Tenda em frente à Clínica da Família Álvaro Difini, no bairro Restinga, é uma das reativadas - Foto: Cristine Rochol/PMPA

A partir desta quarta-feira (1º), o atendimento de pessoas com sintomas gripais em Porto Alegre volta a ser realizado em tendas junto a unidades de saúde. A medida ocorre em meio a uma situação de superlotação das emergências de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município, com aumento de síndromes gripais.

A Prefeitura informa que foram habilitados seis centros específicos, com encaminhamento para testagem nos próprios locais, conforme avaliação do profissional de saúde. Os serviços estarão instalados junto às unidades de saúde Tristeza, São Carlos, Santa Marta e Modelo, à Clínica da Família Álvaro Difini e ao Centro de Saúde IAPI.

Os atendimentos estão disponíveis de segunda a sexta-feira, nos horários das 10h às 19h e das 11h às 20h, conforme o local. Os espaços terão médico, enfermeiro e seis técnicos de enfermagem. Confira endereços e horários no final desta matéria.

“Dessa forma, pacientes com suspeita de Covid-19 serão atendidos em locais específicos, dando mais segurança e agilidade às pessoas que procuram as unidades de saúde”, afirma a diretora de Atenção Primária, Caroline Schirmer.

Para casos mais graves, é indicado procurar um serviço de emergência em pronto atendimento ou hospital. São sintomas como falta de ar, traumas ou queimaduras graves, prostração intensa, vômitos intensos, febre por mais de três dias, manchas vermelhas na pele (como pequenos sangramentos), dor no peito, dificuldade para caminhar e falar ou desmaio.

Emergências superlotadas e UTIs cheias

Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre apontam que seis dos sete hospitais da cidade estão com as emergências operando acima da capacidade. Os hospitais de Clínicas de Porto Alegre, Nossa Senhora da Conceição e Santa Casa tem os quadros mais críticos, com lotação de 220%, 214% e 220%, respectivamente.

A emergências das quatro UPAs do município também estão com operando mais que o dobro da capacidade de atendimento. As emergências pediátricas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e do Hospital da Restinga também estão com superlotação.

As UTIs da capital gaúcha estão em situação de alerta. Dos 817 leitos, 726 estão ocupados. Leitos do SUS apresentam 89,6% de lotação e leitos privados 87,7%. Do total de internados, 10,7% são de pacientes com covid-19 confirmada ou suspeita da doença e 89,3% são de pacientes com outras enfermidades.

Centros de atendimento a sintomáticos respiratórios, de segunda a sexta-feira:

- Clínica da Família Álvaro Difini (11h às 20h) - Rua Álvaro Difini, 520 - Restinga

- Centro de Saúde IAPI (10h às 19h) - Rua Três de Abril, 90 - Bairro Passo da Areia

- US Modelo (11h às 20h) - Av. Jerônimo de Ornelas, 55 - Bairro Santana

- US Santa Marta (10h às 19h) - Rua Capitão Montanha, 27 - Bairro Centro Histórico

- US São Carlos (11h às 20h) - Av. Bento Gonçalves, 6670 - Bairro Partenon

- US Tristeza (11h às 20h) - Av. Wenceslau Escobar, 2442 - Bairro Tristeza


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira