Pernambuco

pernambuco

Chuvas em PE: Adolescente de 13 anos morre em deslizamento; número de óbitos sobe para 129

Segundo a Defesa Civil Nacional, a possibilidade de eventos de chuva intensa persistirá até a próxima segunda (13)

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Em Tamandaré, um deslizamento de barreira atingiu três casas e deixou sete feridos na manhã desta terça (07) - Reprodução - Reprodução

Mais um deslizamento de barreira deixou vítimas no Recife na madrugada desta terça-feira (7). Depois de uma noite de chuva, o talude cedeu e desmoronou por volta das 4h20 sobre casas das ruas Vencedora e José Amarino dos Reis, no Córrego do Tiro, no bairro Alto Santa Terezinha, na Zona Norte da capital, matando um adolescente de 13 anos e ferindo pelo menos mais dois adultos. Assim, chegou em 129 o número de óbitos em ocorrências relacionadas às chuvas que atingem Pernambuco desde 23 de maio.

As vítimas foram socorridas por uma unidade de suporte avançado, duas de suporte básico e um veículo de intervenção rápida do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife. Lucas Daniel Nunes da Silva, de 13 anos, deu entrada na UPA Nova Descoberta às 6h20 já sem vida, informou a assessoria de imprensa da unidade de saúde.

Leia também: Saiba como ajudar as famílias desabrigadas após chuvas no Recife e Região Metropolitana

Uma mulher que ficou ferida, identificada apenas como Danúbia, teve fratura em membro inferior e foi transferida para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), consciente e orientada. O outro adulto que ficou ferido é um homem chamado Marcos Pereira, e ainda não há atualizações sobre seu estado de saúde.

Em nota, a Prefeitura do Recife disse que irá abrir a escola Ricardo Gama, situada próximo ao local da ocorrência, para abrigar temporariamente as famílias atingidas pelo deslizamento. O município oferecerá atendimento "integral", "com oferta de acolhida para dormir, alimentação, assistência social, de saúde e mental, aplicação de vacinas, realização de consultas e oferta de medicamentos e receitas". "Equipes da Assistência Social estão no local para prestar apoio às famílias atingidas e a Defesa Civil atua na avaliação do risco das casas para interditar as que não apresentam mais condição de habitação no momento", completou o texto.


As três vítimas foram socorridos para a UPA Nova Descoberta. O adolescente chegou na unidade já sem vida / Reprodução/ Google Street View

A orientação da Defesa Civil do Recife à população que mora em áreas de risco é para procurar locais seguros ou um dos abrigos da prefeitura. O órgão pode ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. Em meio à crise que vive a Região Metropolitana do Recife, a prefeitura da capitl tem 18 equipamentos em funcionamento provisório como abrigos e pontos de apoio, sendo 9 desses em escolas da rede municipal. Veja a lista no fim da matéria. É possível ver os locais no mapa através deste link. É possível falar no WhatsApp da prefeitura por meio do portal Conecta Recife, que concentra informações pertinentes a quem está desabrigado, em risco ou enfrentando transtornos relacionados à chuva.

Leia também: Para urbanista, situações como a do Recife têm relação direta com inação dos governos

Mais serviços da administração municipal que podem ser acionados são do SAMU, para solicitar socorro, pelo número 192; da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), para pedir a retirada de árvores, pelo número 156; e da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU), em caso de queda de semáforo, pelo 0800 081 1078.

Deslizamento em Tamandaré destrói três casas

No município de Tamandaré, no Litoral Sul, também houve uma queda de barreira na manhã desta terça. De acordo com informações apuradas pelo Brasil de Fato com a Defesa Civil do município, o deslizamento atingiu três casas da comunidade Suvaco da Cobra, no bairro de Oitizeiro, por volta das 6h40. 

Duas das residências estavam desocupadas no momento da ocorrência, mas, na casa onde moravam oito pessoas de uma mesma família, seis ficaram soterradas. As vítimas foram resgatadas com vida, embora algumas com ferimentos graves. 

Previsão de mais chuva

Sem trégua, a chuva deverá persistir ao longo dos próximos dias em parte de Pernambuco, segundo estimativas da previsão do tempo. Em comunicado, a Defesa Civil Nacional informou que até a próxima segunda-feira (13) haverá condições para eventos localizados de chuva intensa em trecho da costa que vai do litoral do Rio Grande do Norte até o do extremo Norte da Bahia, abrangendo a Zona da Mata de Pernambuco. O órgão alerta para a "possibilidade de volumes expressivos em algumas localidades, podendo superar a média histórica para este período", com base em dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou na madrugada desta terça um aviso meteorológico de risco moderado a alto, válido até o fim do dia, para as regiões da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Sul e Agreste. A previsão da APAC indica continuidade de     pancadas de chuva de intensidade moderada a forte.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) expediu um alerta laranja (grau de severidade de perigo) de acumulado de chuvas às 10h desta terça-feira, pontuando risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nas cidades com tais áreas de risco. O boletim vale até as 13h e é válido para os municípios da RMR, da Zona da Mata e do Agreste pernambucanos, além da Mata Paraibana, Leste Alagoano e Agreste Alagoano. Veja aqui a lista completa dos municípios.

Veja abaixo a lista de abrigos no Recife

Escolas Municipais e Estaduais

EM Casarão do Barbalho, Detran
EM Célia Arraes, Várzea
EM Diná de Oliveira, Iputinga
EM André de Mello, Estância
EM Campina do Barreto
EM Maria Sampaio Lucena, UR01, COHAB/Ibura
EM Parque dos Milagres
EM Poeta Paulo Bandeira, UR 02, COHAB/Ibura
EM 27 de Novembro, UR-5
EM São Cristóvão, Guabiraba
EM Adauto Pontes, Jordão Alto
EREM Silva Jardim, Monteiro

Centros Sociais, Abrigos, ONGs e Igrejas

Casa de Dona Érica
Associação de Moradores Vila Vintém II
Igreja Poço da Panela
Paróquia de Apipucos
Casa da Comunidade na Várzea
Igreja Batista do Caçote
Instituto Solidare
Paróquia Nossa Sra. dos Remédios (Caranguejo-Tabaiares)
Associação Asa Branca - Lagoa Encantada
Centro de Apoio Social Esportivo e Cultural do Ibura
Igreja Orai

Abrigos permanentes da prefeitura

Abrigo Emergencial, São José
Abrigo Irmã Dulce, São José (destinado à população em situação de rua)

Edição: Elen Carvalho