Rio Grande do Sul

IMUNIZAÇÃO

RS autoriza aplicação da quarta dose para população entre 50 e 59 anos e profissionais da saúde

Municípios têm diferentes previsões para início da nova etapa da vacinação contra a covid-19, conforme estoque de doses

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Mais de 1 milhão de pessoas estão a aptas a receber o reforço no RS - AFP

O governo do Rio Grande do Sul permitiu aos municípios a aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 para a população entre 50 e 59 anos e profissionais da saúde de todas as idades a partir desta quarta-feira (8). A decisão foi anunciada nesta terça-feira (7), após reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne os gestores de saúde municipais do estado. No sábado (4), o Ministério da Saúde havia recomendado a ampliação.

No total, são 772.162 adultos entre 50 e 59 anos e 283.117 trabalhadores da saúde aptos a receber o reforço no RS. O executivo estadual explica que a imunização será iniciada com as 191 mil doses da vacina da Astrazeneca e da Janssen distribuídas aos municípios nesta terça-feira e que devem chegar mais doses na próxima semana, garantindo que haverá vacinas para todos os grupos.

“São indivíduos que já estão apresentando diminuição na imunidade, se infectando pela primeira vez ou se reinfectando”, disse a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, explicando a necessidade de vacinar os dois grupos.

Ainda segundo o governo, na sexta-feira (10), será a vez dos adolescentes entre 12 e 17 anos começarem a receber a dose de reforço contra a covid-19 no RS.  Atualmente, há 561.324 adolescentes no estado aptos a receber a dose de reforço, que aumenta a proteção contra os efeitos da covid.

Cidades devem iniciar aplicação nos próximos dias

A Prefeitura de Porto Alegre informa que a aplicação da segunda dose de reforço para pessoas entre 50 e 59 anos não tem data para iniciar, pois a Secretaria Municipal de Saúde aguarda o envio de doses. No momento, a aplicação está disponível para pessoas a partir de 60 anos e imunocomprometidos a partir de 12 anos. Já profissionais de saúde de todas as idades começam a receber a segunda dose de reforço na sexta-feira (10). Nesta primeira etapa, serão priorizados os profissionais da linha de frente, ou seja, que atuam em hospitais, unidades de saúde ou pronto-atendimentos.

O município de Caxias do Sul, na Serra gaúcha, informa que a ampliação da quarta dose para pessoas de 50 anos ou mais e também para profissionais de saúde inicia nesta quarta-feira. A vacina para esses dois públicos estará disponível em 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e pessoas de 50 anos ou mais também poderão realizar a quarta dose nas farmácias Panvel e São João parceiras (esses locais não imunizarão profissionais de saúde).

Em Pelotas, a aplicação da quarta dose contra a covid-19 em pessoas com 50 anos ou mais a inicia nesta quinta-feira (9). Para receber a vacina, o público pode procurar a Casa e o Trailer da Vacina e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto as Unidades Sentinelas - UBSs Leocádia, Salgado Filho, PAM Fragata e Cruzeiro.

Procure a prefeitura de seu município para confirmar os locais e horários da aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira