Rio de Janeiro

SAÚDE

No Brasil, casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave já chegam a quase 70%

Fiocruz alerta para a importância da dose de reforço da vacina e uso de máscara em transporte público

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Na população adulta, a partir de 18 anos, a estimativa é de que crescimento de casos tenha sido de 88,7% - Ingrid Anne/Prefeitura de Manaus

Dados do boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta quinta-feira (9) reforça a tendência de aumento dos casos de covid-19 entre as ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que corresponderam, nas últimas quatro semanas, a 69% dos casos positivos para vírus respiratórios.

Em relação ao total de óbitos por vírus respiratórios, o estudo aponta a mesma propensão, 92,22% foram em decorrência do Sars-CoV-2. A análise da Fiocruz é referente à Semana Epidemiológica (SE) 22, de 29 de maio a 4 de junho.

Leia mais: Quarta onda de covid já é realidade

Segundo o InfoGripe, em nível nacional, observa-se o crescimento no número de casos semanais de SRAG associados à covid-19 em todas as faixas etárias da população adulta.

De acordo com o levantamento, as ocorrências de SRAG na população em geral, apontam crescimento de 39,5% na média móvel de casos semanais na comparação entre a primeira e última semana de maio. Na população adulta, a partir de 18 anos, a estimativa é de que esse crescimento tenha sido de 88,7%.

O boletim aponta ainda que 24 das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) até a semana 22: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. As demais UFs (três) contam com indícios de estabilidade ou queda na tendência 

Leia mais: Devo seguir utilizando máscara de proteção contra a covid-19?

Diante desse contexto, o pesquisador e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, ressaltou a importância da dose de reforço da vacina e da volta do uso de máscaras.

"É fundamental que a população retome certas medida simples e eficazes como o uso de máscaras, especialmente no transporte público, seja ele coletivo ou individual - tais como ônibus, trem, metrô, barcas, táxis e aplicativos. E quem ainda não tomou a dose de reforço da vacina da covid, é preciso tomar. A vacinação é simplesmente fundamental".

Edição: Jaqueline Deister