REFORMA AGRÁRIA

Armazém do Campo é inaugurado em Salvador neste sábado (11)

Espaço para comercialização de produtos da Reforma Agrária terá sede no Pelourinho

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
A loja do Armazém do Campo tem sede na rua Santa Izabel, nº 3, no Pelourinho. - Luara De Chiavon

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lança, neste sábado (11), o Armazém do Campo, espaço para a comercialização de produtos da Reforma Agrária no Pelourinho, em Salvador. A loja faz parte da Rede de Armazéns do Campo, que já conta com 38 pontos em várias regiões do Brasil. O lançamento contará com coletiva de abertura, ato inaugural e show de Margareth Menezes.

Continua após publicidade

O ato inaugural culmina com a chegada dos Sem Terra que participaram da 6ª Feira Estadual da Reforma Agrária, que entre a quinta-feira (09) e a manhã de sábado (11), comercializou a produção na Praça da Piedade, na capital baiana. Evanildo Costa, da direção nacional do MST, diz que para o movimento este é um momento simbólico, místico e de muita alegria. “Esse espaço que nós vamos inaugurar no Pelourinho, com certeza é um espaço de integração com a sociedade, de se comunicar, interagir com a população e debater a importância da reforma agrária”, afirma.

O dirigente observa que muitas vezes as pessoas apoiam a comercialização de produtos da Reforma Agrária, mas não apoiam a ocupação da terra por ser considerada uma ação radicalizada. “Mais radical é ver uma criança passando fome, fora da escola, é ver uma família sem teto, uma família morando debaixo da ponte. Família que poderia estar na terra produzindo, enquanto tem muitas terras sendo utilizadas para especulação e expansão do agronegócio, que não produz o que o povo come”, comenta Evanildo.

E completa: “É importante dizer que a comercialização, a feira e o produto só chegam dos assentamentos se houver primeiro a ocupação da terra. Por isso as pessoas apoiam as feiras, as lojas, mas é preciso saber que é importante ter a ocupação da terra para poder chegar o momento da comercialização”.


O lançamento contará com coletiva de abertura, ato inaugural e show de Margareth Menezes. / Luara De Chiavon

Rede de Armazéns do Campo

De acordo com a assessoria de comunicação do MST Bahia, a rede de Armazéns do Campo teve início há cinco anos e conta com 38 pontos de comercialização dos produtos da agricultura familiar camponesa produzidos nos acampamentos e assentamentos do movimento, presentes nas principais capitais e em todas as grandes regiões do país.

Programação

14h - Coletiva de abertura  - Armazém do Campo se consolida como a maior rede de produtos da Reforma Agrária do Brasil

16h - Ato inaugural do Armazém do Campo Salvador

19h - Show da Margareth Menezes

A loja do Armazém do Campo tem sede na rua Santa Izabel, nº 3, no Pelourinho.
 

Fonte: BdF Bahia

Edição: Jamile Araújo