Rio Grande do Sul

LANÇAMENTO

Diego Pautasso ressignifica o tema Imperialismo na Coleção Inquietações Contemporâneas

Novo livro do cientista político pela Editora de Cultura será lançado em 29 de junho em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Sessão de autógrafos da nova publicação será realizada na Livrara Cirkula, em Porto Alegre - Reprodução

O livro "Imperialismo – Ainda faz sentido na Era da Globalização?", do cientista político Diego Pautasso, aponta que, apesar da Era da Globalização e de suas enormes mudanças sociais, econômicas, tecnológicas, culturais e políticas, o velho e conhecido imperialismo não acabou. A publicação faz parte da Coleção Inquietações Contemporâneas, da Editora de Cultura, e será lançada em evento no dia 29 de junho, na Livraria Cirkula (Rua Osvaldo Aranha, 522 - loja 1. Bom Fim, Porto Alegre), com sessão de autógrafos.

“No século 21, assistimos ao recrudescimento das tendências do capitalismo, incluindo a polarização social e o crescente recurso à força. E o imperialismo, que se pensava coisa do passado, continua em ação, com novos métodos e velhos discursos”, diz trecho o livro de Pautasso, para quem é fundamental refletir e agir tendo em conta a centralidade do conceito de Imperialismo. Ao menos no caso de governantes e sociedades que aspirem atingir o maior desenvolvimento possível de seus recursos e guardar sua independência política e econômica.

Pós-doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais e coordenador da Coleção Inquietações Contemporâneas, Pautasso recheia seu livro com informações históricas, indicado para os interessados em relações internacionais. Leva o leitor a detectar as estratégias de dominação das potências hegemônicas (o chamado Primeiro Mundo) e os obstáculos para o desenvolvimento dos países periféricos, o Brasil entre eles.

Um dos capítulos trata da China, que encerra a obra com informações sobre uma estratégia de cooperação internacional diferente das políticas de ajuda coloniais e neocoloniais praticadas pelas potências do Ocidente desde quando se lançaram por mares nunca dantes navegados, isto é, no século XV. “Este livro é uma oportunidade para pensar os desafios do presente à luz das experiências históricas”, analisa o autor.

Diego Pautasso é professor de Geografia no Colégio Militar de Porto Alegre (RS) e coordenador desta coleção da Editora de Cultura e também colaborador do Centro de Estudos da América Latina e Caribe da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sudoeste (Sichuan/ China) e da Especialização em Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Comando Militar do Sul. Autor de livros sobre política e relações internacionais, lecionou Ciências Políticas como tema de mestrado e doutorado.

"Imperialismo – Ainda faz sentido na Era da Globalização?" e os outros volumes da Coleção Inquietações Contemporâneas estarão à venda por R$42,90.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira