Pernambuco

RÁDIO

Preservação dos Manguezais é destaque no Prosa e Fato

Os mangues produzem mais de 95% do alimento que a população captura do mar, por isso sua manutenção é vital

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

O manguezal é  um ecossistema costeiro de transição entre o ambiente terrestre e marinho e considerado um grande  berçário natural. - Foto: Acervo Ecomuseu Natural do Mangue

Dando continuidade ao Especial Meio Ambiente, o Prosa e fato dessa semana vai abordar a importância da preservação dos manguezais.

O manguezal é um ecossistema costeiro de transição entre o ambiente terrestre e marinho e considerado um grande berçário natural. A riqueza biológica desse sistema costeiro ocupa cerca 270km² aqui no estado de Pernambuco.

Os mangues, produzem mais de 95% do alimento que a população captura do mar, por isso sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno.

Para falar da importância desse ecossistema, vamos conversar com Clemente Coelho Junior professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (UPE).

Já para falar sobre os impactos nas comunidades de trabalhadores e trabalhadoras que vivem e convivem com os manguezais, convidamos Renilson Luna, mestrando em desenvolvimento e meio ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts. 
 

Edição: Elen Carvalho