Pernambuco

RÁDIO

Desertificação e recaatingamento são destaques no Prosa e Fato

Encontrada exclusivamente no território brasileiro, a Caatinga é o bioma predominante em Pernambuco

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Ações de recaatingamento tentam reverter os impactos de degradação da Caatinga. - Foto: Mateus Pereira/Governo da Bahia

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro inserido no contexto do clima semiárido, predominante no Nordeste brasileiro. Sua beleza já foi escrita em poemas e cantada em diversas músicas. No entanto, o bioma não é reconhecido como patrimônio nacional e, o pior, a fauna e flora da Caatinga estão ameaçadas por práticas não sustentáveis.

Encontrado exclusivamente no território brasileiro, a Caatinga é o bioma predominante em Pernambuco, ocupando 83% do território e abrangendo as mesorregiões do agreste e do sertão do estado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Apesar da sua relevância, este bioma sofre com índices cada vez maiores de desmatamento e com os cortes nas políticas públicas de convivência com o semiárido.

É sobre a importância da Caatinga e os impactos de sua degradação que vamos conversar com  Jocimara Lobão, pesquisadora do MapBiomas (iniciativa de mapeamento do uso e ocupação da terra no Brasil) e professora do Programa de Pós-Graduação de Modelagem em Ciências Ambientais da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Em busca de combater o processo de degradação, algumas iniciativas, como as ações de recaatingamento, tentam reverter os impactos. Para conversar conosco sobre essa metodologia, convidamos Luís Almeida, do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada ( IRPAA).

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts. 
  
 

Edição: Elen Carvalho