Distrito Federal

pandemia

DF amplia segunda dose de reforço para pessoas com 35 anos ou mais

São 112 salas de vacinação, incluindo 17 postos noturnos

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Para receber a segunda dose de reforço contra a covid-19, é necessário ter tomado a dose anterior há pelo menos quatro meses - Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

A partir desta sexta-feira (1º), quem tiver 35 anos ou mais já pode receber a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 no Distrito Federal. O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha em uma postagem nas redes sociais.

De acordo com a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), no DF há aproximadamente 1,3 milhão de pessoas com mais de 35 anos, sendo cerca de 270 mil entre 35 e 39 anos.  

“Não deixem de atualizar o ciclo vacinal. Se cuidem, vamos juntos!”, afirmou o governador. 

Para receber o imunizante, é necessário ter tomado a dose de reforço há pelo menos quatro meses. Confira neste link os pontos de vacinação. 

A segunda dose de reforço já estava disponível para todas as pessoas com idades a partir dos 40 anos e para profissionais da área de saúde, pública e privada, incluindo gestantes. São aplicados imunizantes Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, de acordo com a escolha do usuário. 

Os usuários devem comparecer com documento de identidade com foto, CPF e o cartão de vacina onde conste o registro da dose de reforço. Se o cartão for extraviado, será realizada busca nos sistemas de registro. É obrigatório o uso de máscara para a vacinação.

Todas das Regiões Administrativas do DF contam com pontos de vacinação. Ao todo, são 112 salas de vacinação, incluindo 17 postos noturnos, que funcionam até 22 horas. 

Desde o início da pandemia, um total 805.736 pessoas foram diagnosticadas com a covid-19. O número de óbitos chegou a 11.759. A taxa de transmissão, que a subiu acima de 1,80 nas últimas semanas, veio caindo e agora está 1,07, segundo o boletim mais recente da Secretaria de Saúde. Acima de 1, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a pandemia está em expansão.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino