COMUNICAÇÃO

Niterói (RJ) lança 2ª Conferência de Comunicação com palestra de Aroeira nesta sexta (1)

Evento pretende formular diretrizes para políticas públicas de comunicação no município até março de 2023

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Cerimônia de abertura da II Conferência de Comunicação acontece no plenário da Câmara Municipal de Niterói (RJ) - Reprodução/Câmara Municipal de Niterói

Nesta sexta-feira (1º), a cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, dá início a sua II Conferência de Comunicação. O cartunista Aroeira é o convidado para a abertura do evento no plenário da Câmara Municipal. O chargista mineiro ganhou os prêmios Wladimir Herzog de Direitos Humanos e o Líbero Badaró de Jornalismo.

Continua após publicidade

Leia mais: 

O evento de abertura da conferência é a primeira etapa de um processo que culmina em março de 2023. A partir do lançamento, tem início o período para criação de fóruns de debates, apresentações de propostas e teses para formulação da Carta de Niterói, com diretrizes para políticas públicas de Comunicação no município.

O tema central desta edição é a “Participação Popular e o desafio das políticas públicas de Comunicação”. Segundo a organização, serão debatidos os seguintes eixos temáticos: “Comunicação Popular”, “Direito Humano à Comunicação” e “Desconcentração da Mídia”.

Todos podem encaminhar propostas por meio de um formulário online, que serão analisadas pelos Grupos de Trabalho (GT) que acontecem dias 7, 8 e 9 de março de 2023. A plenária final de apresentação do documento será presencial no dia 10 de março de 2023, em local a ser divulgado posteriormente.

"Além da comissão organizadora, qualquer pessoa ou entidade que organizar algum evento com o tema pode ter o conteúdo do debate constando da conferência, bastando apenas avisar a comissão organizadora pelo endereço online. Ele passará a fazer parte da agenda a ser divulgada no aplicativo e site do evento", diz o texto de divulgação.

A comissão organizadora da conferência é formada por Adilson Cabral (Emerge), Claudia de Abreu (ComunicAtivistas), Claudio Salles (Pop Goiaba), Daniela Araujo (Bem TV), Lúcia Bravo (TV Bandeijão), Mário Sousa (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro) e Thamirez Lopes (Favelize-se). Com apoio da Prefeitura de Niterói e da Câmara de Vereadores de Niterói. 

A primeira Conferência Nacional de Comunicação aconteceu em 2009, quando foram aprovadas mais de 500 propostas. Onze anos depois, os organizadores consideram importante resgatar, mobilizar e atualizar o debate, levando em conta a importância das políticas públicas de Comunicação.

Conheça os Grupos de Trabalho:

GT1 - Comunicação Popular: O objetivo é apresentar reflexões e ações sobre comunicação comunitária que se consolidaram como referências neste campo. E a partir daí pensar e propor políticas públicas para o campo da comunicação, com enfoque especial para mídia local e construção da cidadania.

GT2 - Direito à Comunicação: A importância da comunicação como direito humano em articulação com outros direitos, relacionados a diversos segmentos sociais organizados da sociedade, que compreendem a importância da comunicação em suas atuações. Serão discutidos os mecanismos de cogestão a serem aperfeiçoados ou mesmo implementados na cidade. Novas tecnologias, novos desafios?

GT3 - Desconcentração da Mídia: Os desafios, oportunidades e perspectivas de atuação no âmbito local serão debatidos nesse eixo, a partir da caracterização de espaços já garantidos ou a serem conquistados. Serão tratadas questões sobre a viabilidade e a sustentabilidade dos meios, bem como sobre a visibilidade de Niterói como território para a atuação de iniciativas de Comunicação.

Para participar dos Grupos de Trabalho é necessário inscrição via formulário online. Os encontros serão virtuais nesta etapa.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita