esperança

Solidariedade: Projeto Sopa de Maria atende pessoas em situação de rua em PE

Após o desastre das chuvas no Recife, o projeto ajudou a distribuir pelo menos 400 refeições por dia nos abrigos

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Após o desastre das chuvas no Recife, o projeto ajudou a distribuir pelo menos 400 refeições por dia nos abrigos - Mãos Solidárias

O que um prato de sopa pode causar na vida das pessoas? Foi a partir do sentimento compartilhado por um grupo de amigos que a sopa se transformou não somente na refeição, mas, em organização, afeto e solidariedade. O Projeto Sopa de Maria existe desde 2014, levando alimento às periferias da Região Metropolitana do Recife. 

Eles se reúnem todas as segundas-feiras para distribuir sopa para mais de quinhentas pessoas que vivem em situação de rua. “A sopa de Maria é um movimento. A sopa é um movimento que começou com um fagulha religiosa e que foi se expandindo. As pessoas frequentam a sopa, muitas, em busca de alimento, outras em busca do momento de evangelho mesmo, do momento de orientação”, destaca a coordenadora da Sopa de Maria, Elaine Silva.

Leia também: Fome se alastra no Brasil: 6 em cada 10 famílias não têm acesso pleno a alimentos

Assista ao vídeo:

 

Esse movimento não só atua na necessidade do alimento, mas entende que a falta de responsabilidade do poder público não garante vida digna e direitos sociais para as pessoas em que mais precisam. Por isso, além da sopa, os voluntários distribuem também cuidado e afeto aqueles que não têm acesso à direitos fundamentais para sobreviver.

“As pessoas precisam ser enxergadas. Saber que tem alguém ali que se importa, saber que tem alguém vendo. Porque, durante todo esse tempo, levar a sopa, o que mais marca a gente é o encontro com as pessoas e o quanto as pessoas esperam por nós”, pontua a coordenadora, que acredita que o projeto representa mais do que sopa. “Muitas vezes não depende só daquela vasilha de sopa que eles vão receber e que amanhã não vai ter mais. Na terça-feira não tem, na quarta não tem, na quinta não tem. Mas é a atenção, é o cuidado, é saber que toda segunda-feira a gente vai estar lá”

Após o desastre das chuvas no Recife, o projeto ajudou a distribuir pelo menos 400 refeições por dia nos abrigos com a ajuda de voluntários como Joanna Guimarães, que colabora na Sopa de Maria desde 2017. “Eu aprendo muito mais do que vou apresentar às pessoas. Não é simplesmente o alimento, não é um suco, não é um copo de café, não é a sopa. A gente dá atenção a essas pessoas e recebe também. E eu sempre digo que eu tenho aprendido muito mais do que tenho ensinado para eles. E aí eu pretendo não parar”, destaca.

Para conhecer e se tornar um voluntário do Projeto Sopa de Maria, entre em contato através das redes sociais. Para doações via PIX, a chave é o telefone (81) 98758-3381.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Elen Carvalho