Rio Grande do Sul

Ação contra a fome

Cooperativa Cresol reforça solidariedade no Dia Internacional do Cooperativismo

Entidade solidária de crédito apoiou cozinha comunitária do bairro Farrapos, em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Cooperativa de crédito Cresol doou os alimentos para ação de solidariedade que forneceu alimentos para 200 pessoas da Comunidade Trensmaense - Reprodução

A cooperativa de crédito Cresol realizou uma ação de solidariedade no bairro Farrapos, em Porto Alegre, durante o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no sábado (2). A atividade, realizada na cozinha solidária do Loteamento Trensmaense, distribuiu refeições, ao meio dia, para cerca de 200 pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

Os alimentos foram doados pela cooperativa de crédito solidário, tendo como parceiros da realização a Central Única dos Trabalhadores (CUT/RS) e de lideranças da comunidade, que cederam o espaço para fazer as refeições. Diego Bortolon, da Cresol, conta que a cooperativa se envolveu na atividade por causa do Dia Internacional do Cooperativismo, como faz anualmente nesta data, para promover o cooperativismo.

"Visto a dificuldade que estamos passando nos últimos anos, com a população cada vez mais empobrecida e com necessidades, resolvemos pegar os valores que usaríamos em uma ação de divulgação da Cresol para apoiar uma cozinha comunitária", explica Diego.

Ele ressalta também que, além da motivação da data, a Cresol apoia de forma contínua as cozinhas comunitárias do projeto CUT na Comunidade, de forma a garantir a doação de cestas básicas para diversas famílias em vulnerabilidade social que são apoiadas pela iniciativa da central sindical gaúcha. Com essa proximidade já estabelecida de antemão, a cooperativa se juntou ao projeto da CUT/RS para fazer um dia de solidariedade no bairro Farrapos, local onde a central já atua com o projeto de doação de alimentos.

Diego afirma que foram atendidas cerca de 200 pessoas, sendo possível perceber o quanto as populações desses bairros periféricos estão sofrendo com a fome. "Temos que achar jeitos de, pelo menos, minimizar essa fome. Acho que o Dia do Cooperativismo, por falar em cooperação, tem tudo a ver com ajudar quem está necessitado neste momento difícil", relata.


Os integrantes da Cresol, da CUT/RS e da comunidade se juntaram cedo no sábado (2) para preparar as refeições que seriam doadas aos moradores do bairro Farrapos, em Porto Alegre / Reprodução


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira