Pernambuco

lgbtfobia

Outdoors do Diversiclube, de temática LGBT, são retirados das ruas de Pernambuco sem explicação

Publicidade registrava conclusão de temporada do cineclube que exibiu filmes e promoveu debates sobre pautas LGBTQIA+

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Os outdoors foram removidos nessa segunda (04), quatro dias após serem expostos em Garanhuns, no Agreste - Reprodução

Para registrar o fim da temporada do projeto Diversiclube, um cineclube voltado para debater questões de temática LGBTQIA+, dois outdoors foram colocados em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, no último dia 30. “Foi um sucesso! Mais cultura, mais acessibilidade, mais respeito, inclusão e diversidade e mais emprego e renda", diziam os letreiros, afixados em duas das principais vias do município. Mas tal foi a surpresa dos envolvidos no projeto quando, apenas quatro dias depois, nessa segunda-feira (4), os cartazes foram retirados sem qualquer explicação por parte da empresa de publicidade responsável, a Stampa Mídia Exterior. 

Os outdoors estavam dispostos na Rua da Praça Souto Filho e na Rua Guimarães Rosa, no bairro de Heliópolis, nos entornos de um colégio particular presbiteriano. O idealizador do Diversiclube, Joesile Cordeiro, conta que a única informação que tiveram sobre a possível causa da remoção foi repassada por um profissional do setor Comercial da Stampa. “Ele disse que ocorreu um problema, que a gente não poderia comprar nenhum espaço perto da escola e quiseram disponibilizar outros espaços”, relata.

Leia também: Proposta de criação de Ambulatório LGBTQIA+ é vetada na Câmara de Garanhuns, no Agreste de PE

Joesile relaciona o fato com LGBTfobia. “Os outdoors de campanhas politicas estão explícitos e nunca foi retirado nenhum. Pela primeira vez, em menos de uma semana, foi retirado justamente por estar ao redor de uma escola evangélica, que provavelmente se sentiu atingida e ameaçada pela campanha”, aponta.

Contextualizando sobre a abertura da cidade para pautas LGBTQIA+, o artista e produtor musical avalia que Garanhuns tem uma população diversa e plural, mas que também há uma opressão por parte de instituições e empresas. “Existe um núcleo muito conservador, isso faz com que haja uma repressão, e que não tenha também esse direcionamento de eventos e pautas, conversas sobre isso. Na narrativa oficial, isso fica meio ofuscado e parece que a cidade não tem esse público, mas não é assim”, analisa.


Peça publicitária fazia um registro da conclusão da primeira temporada do cineclube / Reprodução

Em abril, a Câmara de Vereadores vetou, com 10 votos contra e seis a favor, um requerimento que pedia ao Governo Estadual a implantação de um ambulatório especializado no atendimento a pessoas LGBTQIAP+.

De acordo com Joesile, dois mandatos do legislativo municipal manifestaram apoio sobre o caso do outdoor: o mandato coletivo Fany das Manas (PT) e o vereador Matheus Martins (PSD). Além disso, até esta quinta-feira (07), a publicação no Instagram recebeu comentários da codeputada estadual Robeyoncé Lima (Juntas-PSOL) e do cantor Romero Ferro.

O Diversiclube é um projeto executado com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura. As sessões começaram a ser realizadas em novembro do ano passado e se encerraram no último dia 1º de junho. 

Leia também: Livro apresenta série de entrevistas sobre envelhecimento da população LGBTQIA+

Em cada sessão, que acontecia no Centro de Produção Cultural do SESC Garanhuns, eram exibidos filmes que se relacionam com a comunidade, seguidos de debates que abarcavam cada sigla. Os encontros tiveram alta demanda de público, segundo Joesile. “O espaço tinha vaga para 160 pessoas e sempre esgotava. Na primeira sessão, a gente teve que locar o teatro, com 496 vagas, e também lotou”

A reportagem contactou a empresa Stampa para perguntar por que os outdoors foram retirados e quem solicitou a remoção, mas não teve resposta. O Brasil de Fato também questionou ao referido colégio se a instituição teve algum envolvimento na decisão, e também não teve retorno. O espaço está aberto para as duas organizações de manifestarem.

Edição: Elen Carvalho