Pernambuco

RÁDIO

Prosa e Fato aborda racismo ambiental no Especial Julho das Pretas

Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha é o mote para construção de debates no "Julho das Pretas"

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Inscrição na frente do Masp, na av. Paulista, em São Paulo: 2020 foi um ano marcado pelo combate ao racismo no país - Alma Preta

Entramos no mês de julho, que é marcado, dentre outras coisas, pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. Aqui no Brasil, a data foi sancionada em 2014 por Dilma Rousseff como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi uma importante líder quilombola que viveu durante o século XVII. Por isso, o Prosa e Fato está fazendo um especial no mês em que o movimento de mulheres negras passou a chamar de "Julho das Pretas".

Nesta edição vamos abordar um tema que recentemente tem suscitado muitos debates, mas que já acontece há muitos anos em nosso país: o racismo ambiental.

Para entender esse conceito e como ele se manifesta, conversamos com Juliane Lima, advogada e Mestra em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Já para falar como o racismo ambiental afeta as mulheres negras, convidamos Luiza Cavalcante, presidenta da Associação de Educação, Arte, Cultura e Agroecologia Sítio Ágatha que fica na mata norte de Pernambuco.

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts. 

Edição: Elen Carvalho