Pernambuco

RÁDIO

Presença das mulheres negras na política é destaque no Prosa e Fato

Apesar de 27% da população feminina se declarar negra, mulheres negras representam apenas 2% do Congresso Nacional

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Mônica Francisco
As mulheres negras são a maioria do eleitorado, 27% da população brasileira mas apenas 2% do parlamento brasileiro. - Divulgação

Você já reparou que existem poucas mulheres negras na política institucional? apesar de 27% da população feminina se declarar negra, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua do IBGE, mulheres negras representam apenas 2% do Congresso Nacional e são menos de 1% na Câmara dos Deputados. É sobre a presença e importância das mulheres negras ocupando esses espaços na política que vamos conversar no programa de hoje.

Leia: Prosa e Fato aborda racismo ambiental no Especial Julho das Pretas

Para conversar conosco sobre o histórico da presença das mulheres negras na política convidamos Larissa Amorim Borges, psicóloga e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já para falar sobre a campanha Eu Voto em Negra que estimula e prepara candidatas negras para concorrer às eleições, convidamos Piedade Marques  da Rede De Mulheres Negras e Campanha "Eu Voto Em Negra".

Sintonize

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts. 

Edição: Vanessa Gonzaga