Rio de Janeiro

AGENDA CULTURAL

Grupo Jequitibá realiza rodas de samba quinzenalmente no Armazém do Campo RJ

No próximo sábado (23), roda de samba começa às 15h no casarão cor de rosa localizado na Lapa, na região central

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Parceria do grupo Jequitibá com Armazém do Campo Rio retorna com agenda quinzenal aos sábados - Yasmim Loureiro/@sleepintheshell

A partir de julho, o grupo Jequitibá passa a ocupar o segundo andar do Armazém do Campo Rio, na Lapa, com uma tradicional roda de samba em apresentações quinzenais. Os shows acontecem todos segundos e quartos sábados do mês. No próximo sábado (23), o evento começa às 15h no endereço Avenida Mem de Sá, 135.

Leia mais: 

O grupo formado por seis jovens músicos, atuantes nas rodas de samba e choro de tradicionais casas da Lapa, de Santa Teresa e do Centro, traz canções de músicos consagrados do samba como Cartola, Paulinho da Viola e Nelson Cavaquinho. O nome é inspirado no samba dos compositores mangueirenses José Ramos e Marcelino Ramos e o grupo tem como característica tocar um repertório cujo principal critério de seleção é a busca pela beleza dos contornos melódicos e a sinceridade das poesias. 

Para Ronaldo Gonçalves, do grupo Jequitibá, a escolha das músicas expressa também um comprometimento histórico do samba com a política que deve permanecer até os dias atuais.

"O espaço é de resistência, luta, que tem tudo a ver com o samba. O samba é político e se alimentar é um ato político. Ficamos contentes de estar em um espaço que pensa e luta pelas mesmas coisas que a gente", disse o músico e compositor.

Ele conta que o posicionamento político à esquerda já foi encarado como problema em outros espaços. Já no Armazém do Campo, o grupo encontrou uma parceria que vai além da música.


Espaço organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) comercializa produtos orgânicos e agroecológico / Divulgação

"O Armazém é um dos lugares mais transparentes e que fomos mais bem recebidos. É um lugar que nos sentimos muito bem e agora retornamos depois da pandemia. O samba está dando super certo, num clima muito legal, e, óbvio, muito político também", finaliza Ronaldo.

Há quatro anos, o espaço organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) comercializa produtos orgânicos e agroecológicos de assentamentos da reforma agrária, empresas parceiras e pequenos agricultores. 

O horário de funcionamento do Armazém do Campo Rio de quartas a sextas é das 10h às 17h30. No sábado, o atendimento é das 9h às 15h30.

Edição: Mariana Pitasse