Pernambuco

mulheres negras

Saiba as atividades que acontecem no Julho das Pretas em Pernambuco

Movimentos sociais, organizações e coletivos realizam diversas ações até o final do mês

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Dia 25 de julho marca a luta dos movimentos de mulheres negras. - Tiago Zenero/PNUD Brasil

Nesse mês, mulheres negras de todo o Brasil realizam atividades para marcar o Julho das Pretas, que culmina no dia 25, Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A iniciativa do Odara Instituto de realizar um mês inteiro de ações para marcar as datas começou em 2013. 

Leia mais: Vozes Populares | Na Bahia, Instituto Odara fortalece movimento das mulheres negras nordestinas

Com o mote "Mulheres Negras no Poder, Construindo o Bem Viver", o Julho das Pretas de 2022 volta a acontecer também presencialmente em muitas localidades. Já são mais de 400 atividades realizadas por mais de 200 organizações de mulheres negras brasileiras. Separamos algumas atividades que vão acontecer nas próximas duas semanas em Pernambuco. Confira: 

20 de julho

A Rede de Mulheres Negras de Pernambuco realiza o Debate Público: Mulheres Negras nas Eleições 2022: avançar na ocupação do poder para construir o Bem viver, às 19h, na sede do Movimento de Trabalhadores Cristãos, localizado na Rua Gervásio Pires, 404, bairro de Santo Amaro, no Recife.

O Fórum de Mulheres do Pajeú realiza a roda de diálogo “Nós Mulheres e nossas Lutas”, das 8h às 11h, na Comunidade Varzinha dos Quilombos, em Iguaracy

21 de julho

A Abayomi Juristas Negras realiza o Congresso Internacional Ciranda das Pretas: Segurança Pública e Genocídio da população negra, das 14h às 20h, em formato híbrido: presencialmente na Sede da OAB de Pernambuco, na Rua do Imperador D. Pedro II, 346, bairro de Santo Antônio, em Recife, e pelo YouTube da OAB/PE. O congresso segue até o dia 22 de julho.

Acontece o debate público "Mulheres negras nas Eleições 2022 - Avançar na Ocupação do Poder para construir o Bem Viver!", às 19h, na sede da sede da Rede de Mulheres Negras, Rua Gervásio Pires, 234, bairro da Boa Vista, em Recife, e pelo Google meet ou Zoom.

22 de julho

A organização Periferias Potentes realiza a Oficina de Mapeamento Coletivo “Corpo-mapa”, das 9h às 12h, no Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo/ Museu da Cultura Popular Vera Galvão, localizado na  Rua Troise de Abreu, 140 - Celeiro das Alegrias Futuras, em Camaragibe.

A Feira de Mulheres Pretas realiza a Oficina de Customização: De Retalhos em Retalhos, às 10h, na sede do Centro Educacional e Cultural do Afoxé Oyá Alaxé, localizado na Rua das Águas Verdes, 58, próximo ao Pátio de São Pedro, em Recife. 


23 de julho

A Rede Nacional de Lésbicas e Bissexuais Negras Feministas CANDACES realiza a Roda de Lésbicas Negras no Ativismo a partir do Terreiro, das 8h às 12h, no Ilè Asè Ogun, localizado na Rua da Meiguice, 200, bairro de Dois Irmãos, em Recife. Para se inscrever acesse o link

O Grupo Curumin realiza a Batucada Refletir para Decidir: Incidência política no Julho das Pretas, às 15h, na Praça do Marco Zero, centro do Recife.

25 de julho

O Coletivo Afro Ilê Dandara realiza a Cirandas das Pretas, às 15h, no Centro Integrado de Direitos Humanos, localizado na Rua Francisco Joaquim, 557, bairro Mauricio de Nassau, em Caruaru.


30 de julho

Movimento dos Povos Tradicionais das Cidades realiza a Caminhada de Oxum de Camaragibe, às 14h, na Praça Francisco Honorato, em Camaragibe. 

31 de julho

A Marcha Mundial das Mulheres - núcleo Soledad Barret junto com o Espaço Cris Martins realiza debate sobre racismo ambiental e oficina de automaquiagem, às 14h, na sede do Cepas, localizado na Rua Souza Bandeira, bairro da Torre, em Recife.


 

Para saber de outras atividades, acesse a agenda completa do Julho das Preta

Edição: Rani de Mendonça