Rio Grande do Sul

Música

Pedro Munhoz lança CD “Diário de Canções” nesta quarta-feira (27)

Apresentação nas redes sociais fecha ciclo do artista e canções serão disponibilizadas gratuitamente no site Palco Mp3

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Trovador mostra parte da obra construída durante o período de pandemia e nos primeiros passos de volta à estrada - Divulgação

Na noite desta quarta-feira (27), a partir das 21h, o perfil do poeta e cantador Pedro Munhoz na rede social Facebook será palco para o lançamento de seu sétimo álbum. Conhecido nacionalmente pela sua vinculação aos movimentos sociais – aos quais dedicou músicas emblemáticas como "Canção da Terra" e "Procissão de Retirantes" – traz em “Diário de Canções” uma amostra de sete entre as mais de 40 canções que compôs desde o início da pandemia, durante o período de isolamento social e nos primeiros passos do retorno à estrada.

Definido pelo próprio autor como “um disco denso”, é possivelmente o mais melancólico de todos os seus trabalhos. Traz não apenas o seu olhar para o mundo que o cerca, mas mostra como este mundo também o tem ferido, transformado e o desafiado a se reconstruir. “Estes têm sido dias de muita luta, quebrando muitas barreiras. Cheguei vivo e isto é que importa. A proposta de andar por aí munido somente de um violão, desafia a tudo isto, mas sempre soube que seria assim. Por isso não desistirei jamais”, comenta Munhoz.

Entre os temas estão a denúncia contra a injustiça, a intolerância, as violências a que o povo está sendo submetido neste período da história. Mas também há espaço para refletir o amor, a passagem do tempo e a afetividade que revigora. Quem teve a oportunidade de acompanhar a recente turnê que apresentou o contexto de “Diário de Canções” já conhece o repertório e sabe a força destas novas canções.

“Este trabalho, a exemplo da maioria que gravei, é voz/violão, na intenção sempre, de marcar o trabalho trovadoresco que exerço”, explica. Os registros foram realizados no Estúdio Órion, em Picos, no Piauí, sob os cuidados do técnico Chagas Santos, gravado entre junho e julho de 2022. Entre os agradecimentos Munhoz destaca a organização Mundukide, na pessoa de Natxo Devicente, que apoiou a produção do disco.

Munhoz explica ainda que o novo trabalho veio “para refletir, para não esquecer o que vivemos” e acrescenta: “Diário de Canções conta histórias que resume a história de todos nós, sentimentos, alguma tristeza e a certeza de começar de novo”. No final da conversa alinhava: “É uma espécie de fechamento de ciclo”.

O novo disco fica disponível, na íntegra, para download gratuito no perfil de Munhoz na plataforma Palco MP3 (Pedro Munhoz Oficial) e no seu canal no Youtube (Trovador Munhoz Oficial).

Serviço

Live de lançamento do CD “Diário de Canções” de Pedro Munhoz

Nesta quarta-feira (27/07) no Facebook do artista

Transmissão gratuita.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira