juventude camponesa

Na Paraíba, Grupo de Produção e Resistência (GPR) fortalece jovens camponeses

Iniciativa da Pastoral da Juventude Rural (PJR), esses grupos promovem uma vida mais saudável no campo

Ouça o áudio:

Produção de hortaliças do grupo de produção e resistência do qual Camila Rocha faz parte na Paraíba. - Cortesia
Hoje eu percebo que dá para viver sim da agricultura e viver muito bem

A Pastoral da Juventude Rural (PJR) existe há 39 anos no Brasil e é integrante da Via Campesina e do conjunto de pastorais sociais. A organização surgiu no Rio Grande do Sul, a partir da necessidade de organizar os jovens camponeses, e logo se espalhou pelo país. Uma das formas de atuação da PJR são os Grupos de Produção e Resistência (PGR). Hoje nós vamos conhecer um desses grupos que fica na Paraíba. 

Origem

Para fortalecer a juventude camponesa e contribuir na formação, educação do campo e no resgate da cultura tradicional das regiões, a PJR incentiva a criação dos Grupos de Produção e Resistência formados por jovens. Na Paraíba, no município de Monteiro, Camila Rocha, de 25 anos, faz parte do grupo Unidos pela Cultura e Agroecologia do Sítio Angiquinho. Filha de agricultores, ela, que também é agricultora, conta como surgiu o grupo na sua comunidade.

“Conheci a PJR em julho de 2014 pelas pessoas de comunidades próximas, na escola do campo, que é aqui próxima a nossa comunidade, no Assentamento Santa Catarina, onde eu estudava o Ensino Médio. Conhecemos as propostas e resolvemos montar um grupo. Nesse grupo tinha aproximadamente 13 jovens e começamos a cultivar as hortaliças”, relata. 


O manejo da terra no início do grupo no Sítio Anginquinho foi um desafio superado com apoio da PJR e outras organizações./ Cortesia

As dificuldades devido a falta de conhecimento inicial no manejo na terra fizeram com que o grupo diminuísse com o passar do tempo. Hoje poucas pessoas resistem na produção e o apoio da PJR, de outras organizações e da própria associação de moradores foi fundamental. Camila explica que o objetivo do grupo atualmente é ter" uma renda e não precisar sair da nossa comunidade, colocando sempre alimentos de qualidade na mesa da nossa população. E nosso público alvo é a comunidade, a comunidade vizinha, para que eles possam se alimentar bem e, com esses alimentos, possam ter saúde. Porque um alimento de qualidade nos traz saúde também”.

Leia: Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) doa 8 toneladas de alimentos sem veneno

Os momentos de troca de saberes nos encontros promovidos pela PJR para os grupos de jovens de todos estados são oportunidades para que cada jovem enxergue a sua realidade sob novas perspectivas. Camila conta que sempre volta desses encontros mais fortalecida para continuar produzindo. “Para nós era cada vez mais gratificante, por lá ter pessoas que nos apoiavam, ter pessoas com experiências mais difíceis do que a gente assim, mais difícil de conseguir e as pessoas conseguiam lutando com determinação. Então a gente voltava renovado, com muita força, muita força de vontade para lutar, para conquistar, para produzir”, afirma.

Produção

Atualmente, o grupo Unidos pela Cultura e Agroecologia produz diversos alimentos e realiza a venda porta a porta e também na feira agroecológica. “Aqui a gente produz coentro, alface, cebolinha, repolho, pimentão, quiabo, tomate cereja, berinjela. E a gente vende porta a porta, também tem o consumo de casa, e a gente também vende na feira agroecológica que tem aqui em Monteiro aos sábados”.

Leia: Entenda como funciona o Pronera: programa dá acesso à universidade para juventude camponesa

Nesses oito anos de vida, o grupo de produção e resistência do Sítio Angiquinho trouxe alguns aprendizados, sobre os quais Camila compartilha: “Na realidade a gente tem uma missão. Como jovem eu vejo que, antes eu pensava que a agricultura não tinha como a gente sobreviver dela, ia ser como os nossos pais que viam apenas passar aquele tempo trabalhando na agricultura para, quando chegar a idade, aposentar. Mas hoje eu percebo que dá para viver sim da agricultura e viver muito bem”.

Se você tem curiosidade de conhecer mais sobre os grupos de resistência e produção e outras ações da Pastoral da Juventude Rural da Paraíba, visite o perfil no Instagram @pjr_pb.
 

Edição: Vanessa Gonzaga