Rio Grande do Sul

Cinema no Interior

Oficina gratuita "Cinema Feminino de Fronteira" está com inscrições abertas

Os encontros ocorrem presencialmente, de 12 a 20 de agosto, no Centro Municipal de Cultura de Gramado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Fran Rebelatto ministra atividade gratuita de 12 a 20 de agosto de 2022 em Gramado (RS) - Reprodução

Estão abertas as inscrições para a oficina "Cinema Feminino de Fronteira - Território, Paisagens e Mulheres no Quadro Cinematográfico", que será ministrada pela cineasta Fran Rebelatto. Interessados podem se matricular gratuitamente neste link. A atividade faz parte do projeto de capacitação profissional "Revelando o Rio Grande", promovido pela Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine).

Os encontros ocorrem presencialmente, de 12 a 20 de agosto, exceto no domingo (14), das 9h às 13h, no Centro Municipal de Cultura de Gramado (Rua Leopoldo Rosenfeld, 818, na cidade de Gramado).

Segundo o Iecine, o curso pretende estudar a filmografia produzida nas regiões de fronteira entre o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai, dando atenção especial sobre as particularidades desses territórios entre fronteiras, as paisagens que cruzam essas margens e as narrativas.

Segundo o diretor do Iecine, Zeca Brito, a produção feminina no audiovisual latino-americano encontra espaço de debate nesta oficina que ocorre em paralelo ao 2º Mercado Audiovisual Entre Fronteiras, durante o Festival de Cinema de Gramado.

"Fran Rebelatto tem feito um importante trabalho de investigação multicultural nas regiões de fronteira, e isso se reflete em sua obra cinematográfica, em suas pesquisas e ações acadêmicas na Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA). Sua chegada ao corpo de professores do Iecine sinaliza nossa busca por repertórios mais representativos de nossa diversidade cultural", afirmou Brito.

Sobre a ministrante

Jornalista por formação, Fran é fotógrafa e cineasta há mais de 12 anos. Professora no Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Integração Latino-americana (UNILA), em Foz do Iguaçu. Doutora em Cinema e Audiovisual na UFF. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (2011), tendo realizado sua pesquisa na área de Antropologia audiovisual e cultura de fronteira, problematizando a relação da fotografia no campo etnográfico.

Formada em Comunicação Social pela UFSM (2008), aprofundou seus estudos em Fotografia e Documentário. Tem experiência na área do Jornalismo, televisão, fotografia e cinema. Atuou como militante na conformação do Fórum Entre Fronteiras - fórum itinerante de produção audiovisual entre Argentina, Brasil e Paraguai. Também trabalhou na Coordenação de Produção da Televisão Educativa do RS (TVE/RS) entre 2011 e 2013. Dirigiu e roteirizou programas de televisão, documentários e curtas e longas-metragens. 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko