Pernambuco

CHUVA... DE NOVO

Volta a chover forte em Pernambuco; idosa morre afogada dentro do carro em túnel alagado

Mulher de 81 anos tentou passar com o veículo dentro do túnel inundado; ainda não há registros de deslizamento de terra

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O Corpo dos Bombeiros mobilizou quatro equipes para fazer o resgate - Reprodução/ Redes sociais

As chuvas da madrugada se estenderam por toda manhã e até o início da tarde desta quarta-feira (3) no Grande Recife, na Zona da Mata e no Agreste de Pernambuco. A previsão do tempo, segundo a Agência Pernambucana de Água e Climas (APAC), é de que esta quinta-feira (04) registre pancadas de chuva isoladas ao longo do dia, com intensidade moderada a forte. Entre as ocorrências relacionadas às precipitações, uma mulher idosa morreu afogada ao tentar entrar com o carro em um túnel alagado na capital.

O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado às 8h37 para resgatar o corpo da vítima, de 81 anos, no Túnel Felipe Camarão, no bairro do Jordão, na Zona Sul do Recife. A operação mobilizou quatro equipes da corporação: uma do Grupamento Marítimo, uma do Grupamento de Busca e Salvamento e uma do Auto Resgate. 

Leia também: Chuva atinge 36 cidades do interior de PE e enchentes deixam quase 10 mil pessoas fora de casa

O óbito foi registrado como uma "ocorrência de Morte a Esclarecer" na 08ª Delegacia do Jordão da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) do Recife. 

Perguntada sobre a sinalização de bloqueio no túnel, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) respondeu que "mantém monitoramento e sinalização com cavaletes no Túnel Felipe Camarão, no bairro do Jordão, durante os momentos de chuva, quando a área precisa ser interditada".

"As ações da CTTU, no entanto, atuam de forma a apoiar a operação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão responsável pela área do Túnel. A CTTU avisou à população acerca da interdição em tweet publicado às 6h59 de hoje, bem como o assunto foi veiculado em meios de comunicação de amplo alcance", disse, em nota.

Leia também: Chuvas deixam 14 municípios pernambucanos em estado de emergência

De acordo com a Secretaria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), não houve nenhum deslizamento de terra da noite dessa terça-feira (02) para esta quarta. A pasta ainda informou que, afora o óbito da senhora no túnel, as ocorrências que recebeu até as 14h45 desta quarta estão relacionadas com os riscos hidrológicos e geológicos.

"A Codecipe orienta que a população não ultrapasse as áreas inundadas e alagadas e sigam todas as recomendações da Defesa Civil Municipal, mantendo-se em alerta, sobretudo nas áreas ribeirinhas e de risco. A Apac manteve o alerta de Estado de Atenção para a possibilidade de chuvas moderadas a forte nas regiões da Zona da Mata, RMR e Agreste", falou.

Em caso de risco de queda de barreira ou de alagamentos, ou para encontrar um abrigo seguro, a orientação é notificar e chamar a Defesa Civil.  A Central da Codecipe permanece com atendimento 24h através dos telefones (81) 3181-2490 e 199.  A Defesa Civil do Recife também funciona em esquema de plantão, com ligação gratuita, pelo telefone 0800.081.3400. 

Em caso de risco de queda de barreira ou de alagamentos, ou para encontrar um abrigo seguro, a orientação é notificar e chamar a Defesa Civil. 

A Codecipe mantém uma Central de Operações 24 horas, que pode ser acionada pelos telefones 199 e (81) 3181-2490. A Defesa Civil do Recife também funciona em esquema de plantão, com ligação gratuita, pelo telefone 0800.081.3400. A prefeitura pede para que moradores das áreas de risco procurem locais seguros e acionem o órgão.

Edição: Vanessa Gonzaga