Paraíba

ARTIGO

Rede de Cursinhos Populares Podemos+ faz cinco anos

A Rede é uma iniciativa do Levante Popular, mov social que organiza jovens das periferias, escolas e universidades

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Podemos+ - Foto Podemos

Por Hellen Lima*

A rede de Cursinhos Populares Podemos+ é uma iniciativa do Levante Popular da Juventude, movimento social que organiza jovens das periferias, escolas e universidades em torno das pautas que atravessam a vida da juventude como educação, alimentação, segurança e direito à cidade.


Reprodução / Foto Podemos+

A Rede nasceu em 2017 apontando a democratização do ensino superior como horizonte a ser construído e por isso tem impulsionado a entrada de jovens da classe trabalhadora nas instituições de ensino superior através de um cursinho preparatório para o Enem que utiliza a educação popular como método da sua prática pedagógica. 


Reprodução / Foto Podemos+

Em abril deste ano (2022), a rede completou 5 anos de sua existência marcada por muitas lutas, organização e coletividade. Hoje, atua em mais de 20 estados do Brasil. Mesmo no contexto da crise sanitária provocada pela Covid-19, os cursinhos não pararam suas atividades e se reinventaram para responder o que a realidade exigia. Para isso, a solidariedade foi um eixo de atuação central nos últimos dois anos.


Reprodução / Foto Podemos+


Na Paraíba, a atuação da rede acontece desde o seu lançamento (2017). A primeira turma do cursinho aconteceu na cidade de Campina Grande, no bairro do Monte Santo e recebeu o nome de Tia Filhinha, em homenagem à uma educadora popular do território, que também era mãe de um militante do Levante  e cedeu o espaço da sua escola infantil para que o cursinho acontecesse. A atuação do cursinho, aliada às atividades do Levante, desenvolveu um trabalho com os jovens e potencializou o protagonismo da juventude em diversos setores como a cultura, a arte e a política. 


Reprodução / Foto Podemos+

A partir de 2019 o cursinho inicia sua atuação em João Pessoa, em articulação com a Escola Estadual Francisca Ascensão Cunha com aulas no formato de aulões de preparação para o Enem que aconteciam uma vez por semana. Desde então, a relação com a escola tem sido uma parceria que tem incentivado a atuação dos jovens no Movimento Estudantil e nos seus territórios. 


Reprodução / Foto Podemos+

Em 2020, com a pandemia, o encontro presencial estava limitado e exigiu criatividade para lidar com a conjuntura. As atividades foram reinventadas para o modelo remoto que, apesar das contradições de acesso, conseguiu avançar na capilaridade de atuação no estado com turmas estaduais cujo número de inscritos alcançou quase 200 e participantes de 15 municípios.

Além disso, a solidariedade foi um valor realçado nesse momento histórico em que várias famílias passavam por momentos de perdas e aumento das vulnerabilidade sociais. A Podemos+ se colocou como agente solidário e durante a pandemia esteve nas ruas distribuindo cestas básicas, alimentação, livros, máscaras, álcool e sabão para as famílias de seus educandos(as) e para a população em geral e planos de internet e chips com dados móveis para os educandos participantes do cursinho na modalidade remota.

Ao relembrar a trajetória construída ao longo dessa meia década na Paraíba, nossa atuação alcançou quase 10 cidades do estado, distribuímos mais de 100 livros, entregamos mais 200 máscaras e álcool em gel, arrecadamos e doamos mais de 13 toneladas de alimentos para as famílias em situação de insegurança alimentar, estivemos nas ruas nos atos pelo #ForaBolsonaro, nos mantivemos lado a lado na luta alçada pelos profissionais da educação e estudantes das escolas públicas. 

Construímos campanha para tiragem de títulos de eleitor nas escolas, fizemos mutirão para inscrição no ENEM, estivemos presentes no Congresso do Estudantes Secundaristas da UBES, contribuímos com o ingresso de dezenas de estudantes em Universidades e Institutos Federais e Estaduais e nos mantemos firmes na luta pela educação pública, gratuita e de qualidade que liberte mentes e corações. 

O Podemos+ é uma iniciativa feita a muitas mãos e para que nossas atividades se tornem concretas contamos com o trabalho solidário e voluntário de educadores(as), estudantes, militantes e a quem queira contribuir na construção desse projeto. Se você quer cooperar com a democratização da educação e dessa forma, na construção de uma nova sociedade, vem com a gente construir um novo amanhã que caibam todos os sonhos da juventude!

Neste ano que completamos 5 anos, o cursinho da Paraíba irá acontecer na modalidade presencial em 4 cidades, sendo elas: João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande e Queimadas com quase 200 estudantes inscritos de toda a Paraíba. As aulas começarão no dia 06 de agosto e as informações sobre local e horário estão disponíveis no nosso instagram @cursinhopodemosmaispb.

Juntas e juntos, para transformar realidade, Podemos+!

Por Hellen Lima* é Militante do Levante Popular da Juventude e integrante da Equipe Nacional da Rede de Cursinho Populares Podemos+

Edição: Cida Alves