Pernambuco

LITERATURA

Nesta quinta (11), Cida Pedrosa lança 'Estesia' , livro que faz sua estreia no gênero haikai

O haikai é uma forma de poesia japonesa caracterizada por versos curtos e um compasso específico das sílabas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Além de vereadora do Recife pelo PCdoB, Cida Pedrosa é escritora consagrada com dois prêmios Jabuti - Divulgação

Autora consagrada com dois prêmios Jabuti em 2020, o mais tradicional da literatura brasileira, a pernambucana Cida Pedrosa lança nesta quinta-feira (11) a versão física de novo livro em gênero inédito. Em ‘Estesia’, publicado pela Cepe Editora, a autora, que também é vereadora do Recife pelo PCdoB, apresenta pela primeira vez sua escrita em haikai (ou haiku) - estilo de poesia japonês caracterizado por versos curtos e um compasso específico das sílabas. 

A obra contém 40 haikais escritos durante o período mais duro do isolamento social provocado pela covid-19, acompanhados de fotografias também registradas por Cida Pedrosa. 

Leia também: Homenageada da Bienal do Livro, Cida Pedrosa reafirma: "faço uma arte engajada feminista"

“Não sou profissional de fotografia, mas gosto muito de registrar o que vejo e sempre amei poemas metrificados, como os que eu lia naquele momento e me deram uma vontade imensa de experimentar o gênero”, expressa a escritora.

A fome, a fé, o amor, o vazio, as lojas fechadas, os pontos de ônibus sem ninguém, o silêncio e os trabalhadores que ainda transitavam nas vias públicas inspiraram os poemas que compõem a obra.

“O mundo não é mais o mesmo. Essa coisa que nos colocou diante da morte também nos coloca uma urgência de repensar a forma como nos relacionamos com o mundo. E o livro dá um toque sobre isso: a beleza precisa reagir”, declara.

Leia também: Confira entrevista com Cida Pedrosa no Programa Brasil de Fato

Mesmo com o retorno das atividades presenciais, Cida observa que a obra se mantém atual. “O distanciamento da dor maior da morte (no pico da pandemia) mostra o tamanho que ela teve para você”, reflete. “Para mim, é novo constatar que mudei, com a pandemia, mas não tanto quanto gostaria. Continuo em busca de minha Passárgada”, em alusão ao célebre poema de Manuel Bandeira.

O livro é uma seleção de 40 dos 70 haikais que Pedrosa compôs no período. Seu primeiro lançamento, no formato digital, aconteceu em setembro de 2020, em uma live que sofreu ataques da extrema direita. Agora, a edição física é lançada nesta quinta-feira (11), às 18h, na loja Passa Disco, situada na Galeria Hora Center, na Rua da Hora, 345, no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife. O livro físico estará à venda por R$ 25 (impresso), e o e-book, por R$ 10.

 

Edição: Vanessa Gonzaga