Minas Gerais

MOBILIZAÇÃO

Em Belo Horizonte, trabalhadores protestam contra desmonte da Cemig promovido por Zema

Centenas de manifestantes marcharam até a ALMG para pedir a punição dos indiciados pela CPI

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |

Ouça o áudio:

Sindieletro - MG

Uma manifestação em frente à sede da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), na manhã de quinta-feira (11), denunciou que a estatal vem sofrendo um processo de desmonte. Os manifestantes responsabilizam o atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), pela precarização da empresa e pelo ataque aos direitos dos trabalhadores.

Entre funcionários da Cemig, lideranças políticas e membros de movimentos populares e sindicais, centenas de pessoas participaram do protesto. Em marcha e com faixas contra a privatização da estatal, os manifestantes caminharam até a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Em frente ao parlamento mineiro, pediram a punição das pessoas indiciadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Cemig. Instaurada na ALMG em 2021, o relatório final da CPI pediu ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) a abertura de processo de improbidade administrativa contra 17 pessoas. Entre elas estão o atual presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, e o vice-presidente do partido de Romeu Zema, Evandro Negrão.

A comissão também apontou outras irregularidades na condução da estatal, durante a gestão de Zema no governo de Minas, como o favorecimento de empresas e de pessoas próximas ao governador, contratações irregulares e espionagem.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Edição: Larissa Costa