Pernambuco

ACESSIBILIDADE

Recife: Museu Cais do Sertão traz agenda inclusiva e acessível com mostra de filmes e exposição

Programação especial da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla vai até o dia 28 de agosto

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Programação do Cais do Sertão faz alusão à 15ª Semana do Patrimônio Cultural e à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla - Divulgação/ Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco

Neste agosto, o Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife, área central da capital, conta com duas agendas especiais com atividades lúdicas, inclusivas e de imersão à cultura nordestina. De 11 a 19 de agosto, a programação é voltada para a 15ª Semana do Patrimônio Cultural; e, de 21 a 28 de agosto, é para a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A partir desta quinta-feira (11), o museu vai levar ao público a exposição Japonésia, com 74 fotografias do artista Naoki Ishikawa, que retrata o cotidiano das ilhas próximas ao Monte Fuji. A mostra acontecerá  na Sala São Francisco, e terá mediação por audiodescrição e interpretação para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A atividade também atenderá o público com deficiência intelectual, visual e pessoas com Síndrome de Down. A exposição acontecerá nos dias 11, 12, 17 e 19, das 14 às 17h. O visitante deverá acessá-la pelo módulo Sul.

Leia também: Nesta quinta (11), Cida Pedrosa lança 'Estesia' , livro que faz sua estreia no gênero haikai

Ainda na Semana do Patrimônio Cultural, o Cais do Sertão promove também uma imersão ao acervo do museu, apresentando aos participantes a fachada do museu, a Praça do Juazeiro, a Vitrine Joias da Coroa (com os gibões de Luiz Gonzaga). Quem participar do circuito poderá fazer a experimentação tátil das peças, maquetes, do busto do Rei do Baião, da bacia hidrográfica do Rio São Francisco e a Sala Sertão Mundo. Toda a atividade ainda será realizada por meio da audiodescrição.

Leia também: Exposição “Encruzilhada” exibe obras africanas e afro-brasileiras no MAM da Bahia

Semana da Pessoa com Deficiência

Já na Semana da Pessoa com Deficiência, que traz o mote "Superar barreiras para garantir inclusão", o Cais promove, no vão livre, a sétima edição da mostra de cinema "VerOuvindo: festival de filmes com acessibilidade comunicacional do Recife". Uma das obras selecionadas é a série acessível “Destino da Fé”, sobre diversidade religiosa, da qual serão exibidos dois episódios com Libras, audiodescrição e legendas no dia 26 de agosto. a exibição de dois episódios de uma série acessível "Destinos da Fé", com Libras, audiodescrição e legendas.

Leia também: Identidade negra, feminina, lésbica e afro-brasileira ilustra o trabalho de Ani Ganzala

A semana também incluirá mediações com audiodescrição e língua de sinais no acervo da exposição Japonésia e no museu. As atividades vão das 14 às 17h, com entrada grátis.

 

Edição: Vanessa Gonzaga