Pernambuco

mulheres pelo brasil

Mulheres saem pelas ruas do Recife em ato contra Bolsonaro e em defesa da democracia

Atividade integra agenda de mobilizações que vai até o dia 16 de agosto, quando começa oficialmente a campanha eleitoral

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Mobilização também denuncia o racismo, a LGBTQIA+fobia, a violência, o desemprego e as desigualdades sociais. - Vanessa Gonzaga

Em articulação nacional, mulheres realizaram ato na manhã deste sábado (13) na área central do Recife em denúncia contra o Governo Bolsonaro (PL), em apoio à candidatura de Luis Inácio Lula da Silva (PT) e em defesa das pautas feministas. Militantes de movimentos populares e secretarias de mulheres de partidos políticos começaram a se concentrar a partir das 9h no Parque Treze de Maio, no bairro de Santo Amaro. 

A mobilização "Juntas pelo Brasil", que acontece em pelo menos 25 estados, é convocada pelo Comitê Popular de Luta Nacional "Mulheres com Lula". 

Leia mais: Mulheres vão às ruas neste sábado por democracia e para colocar igualdade em pauta nas eleições

Na capital pernambucana, as mulheres dos partidos que compõem a Frente Popular de Pernambuco e de movimentos e centrais sindicais fizeram um chamado contra o racismo, a LGBTQIA+fobia, a violência, o desemprego e as desigualdades sociais. Estiveram presentes Central Única dos Trabalhadores (CUT), Fetape, Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Movimento Brasil Popular (MBP), Movimento Negro Unificado (MNU), Marcha das Margaridas, Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Levante Popular da Juventude, Movimento de Luta por Terra, Teto e Trabalho (MLTT) entre outras organizações.

Os Comitês Populares de Luta dos movimentos populares de Pernambuco somaram na construção do ato. "Nos reunimos nesta manhã para engrossar o coro pela democracia e pelos nossos direitos. A gente entende que, para a gente reconstruir o Brasil, a gente tem que ser pautado por um projeto popular feminista e antirracista. Eleger Lula com um projeto popular com esse enfoque é nossa tarefa central", afirmou Julia Aguilera, representante dos Comitês dos movimentos.


Ato saiu pelas ruas da capital pernambucana por volta das 10h, passando pela Avenida Conde da Boa Vista. / Maria Lígia Barros

A militante Elisa Maria, da Marcha Mundial das Mulheres e do Movimento Brasil Popular definiu que essa reconstrução passa pelas ruas e também pelas urnas. "Somos mulheres com Lula e com o objetivo de eleger bancadas e um time que, juntos com os movimentos populares e sociedade civil organizada, vai botar nosso país de volta nos trilhos do emprego, da soberania alimentar e de uma vida sem violência e sem racismo", falou.

A secretária estadual de Mulheres do PT, Paula Menezes, destacou o caráter unitário da mobilização contra o bolsonarismo: "hoje, todas as mulheres do Brasil estão saindo em ato nesta construção e, aqui em Pernambuco, não é diferente. Estamos todas unidas em defesa da democracia do país, de que o processo eleitoral seja real e protegido para as brasileiras e brasileiros. Estamos abraçadas para tentar fazer essa transformação do Brasil pelas mulheres. É um dia em que queremos externar nosso desejo de mudança". 


Manifestantes fizeram intervenção na ponte Duarte Coelho, escrevendo no asfalto os dizeres "Mulheres juntas pelo Brasil"./ Maria Lígia Barros

A importância política da população feminina foi lembrada pela secretária estadual de Mulheres do PSB, Niedja Guimarães. "Nós somos maioria e fazemos a diferença nessa eleição e em todas as situações. E nós somos vítimas de violência a todo instante. É uma expectativa imensa de todos os brasileiros e brasileiras [pelo mandato de Lula], e a gente espera que ele como presidente traga tudo que ele construiu para o País e mais".

"O Brasil está passando por uma situação dificílima", comentou a vereadora do Recife e pré-candidata a deputada estadual Cida Pedrosa, do PCdoB - um dos partidos que construíram o ato. "Nunca vimos nosso povo com tanta fome, passando por tanto desemprego e numa situação econômica tão desfavorável. Precisamos dar um basta", chamou.

O grupo saiu em marcha pelas ruas da capital pernambucana por volta das 10h15, passando pela Avenida Conde da Boa Vista. A caminhada encerrou na Ponte Duarte Coelho, onde uma intervenção deixou escrita no asfalto a frase "Mulheres juntas pelo Brasil" .

Edição: Elen Carvalho