Pernambuco

solidariedade

Cáritas vai doar benefício de R$ 2.500 a famílias afetadas pela chuva em PE; veja como acessar

São elegíveis para receber benefícios moradores de Jaboatão dos Guararapes, Recife e Camaragibe que sofreram perdas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Ação de solidariedade vai prestar assistência às famílias a quem o poder público ainda não deu conta de auxiliar - Divulgação/ Cáritas Brasileira

Além de terem que viver com diversos danos, milhares de famílias estão com a difícil tarefa de reconstruir ou remobiliar o lar depois dos temporais que assolaram Pernambuco em maio. Parte da população atingida pelos deslizamentos de morro e inundações relacionados às chuvas foi contemplada com auxílios emergenciais do Estado e de prefeituras, mas ainda há quem espere o recebimento da parcela ou que ficou de fora do cadastro. Minimizando os efeitos da demanda reprimida e denunciando os gargalos da assistência pública, a organização religiosa Cáritas Brasileira vai doar benefícios para 5 mil afetados das cidades de Jaboatão dos Guararapes, Recife e Camaragibe - todas na região metropolitana da capital.

Leia também: Deslizamentos em PE: "Existem planejamentos, mas eles são excludentes", destaca geógrafo

Desde o último dia 3, as equipes da Cáritas está fazendo as inscrições das famílias candidatas. A partir do cadastro, a entidade irá identificar as pessoas em situação de maior vulnerabilidade, a quem serão distribuídos 450 "cartões multipropósito" no valor de R$ 2,5 mil cada. Outras 4.550 famílias receberão kits de higiene familiar e limpeza; dessas, 330 ainda ganharão um kit de higiene infantil adicional. A estimativa é inscrever 60 famílias por dia, e iniciar a distribuição até o início de setembro. 

O processo será realizado de maneira itinerante em pelo menos sete paróquias da Igreja Católica desses municípios; veja no fim da matéria a lista completa. Os dois próximos cadastramentos estão marcados para esta semana. O desta terça-feira (16) acontece  na Paróquia Santa Joana D'Arc, na comunidade de Vila Dois Carneiros, bairro de Sucupira, em Jaboatão dos Guararapes. A outra será nesta sexta-feira (19), na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Muribeca, também em Jaboatão - município que mais registrou número de óbitos após as chuvas.

Leia também: Há 30 anos, moradores de Jaboatão (PE) alertam sobre risco de deslizamentos, sem retorno

Para saber o roteiro da caravana, os interessados em se candidatar aos benefícios podem acompanhar as atualizações nas redes sociais da Cáritas, onde serão divulgados as próximas datas e locais das ações. 

Seleção das famílias

A Cáritas reforçou que a seleção das famílias será feita “em estrita consonância aos critérios e padrões humanitários de atendimento, baseada em avaliação de vulnerabilidade”. Serão priorizadas as pessoas que perderam recursos essenciais - a exemplo das que perderam a moradia por completo ou todos os bens materiais, e as que tiveram o imóvel interditado pela Defesa Civil. 

Também terão prioridade os seguintes grupos: círculos familiares chefiados por mulheres; casas com muitas crianças; famílias de agricultores familiares; e pequenos comerciantes ou trabalhadores informais e autônomos que tiveram a geração de renda comprometida.

“A partir desse cadastro poderemos mapear as famílias que estão em situação de vulnerabilidade para, em seguida, selecionar aquelas que serão contempladas pelos benefícios”, afirmou Rosana Mota, assessora local do projeto.    

A campanha

Essa iniciativa, que leva o nome de ‘Resposta Emergencial de Pernambuco: Recife, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes’, conta com financiamento da Cáritas Bélgica, Cáritas Suíça e Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia (DG ECHO).

A ação dá continuidade à campanha emergencial ‘#SOS RECIFE E REGIÃO METROPOLITANA: Solidariedade que Transforma’, promovida pelas Arquidiocese de Olinda e Recife e Cáritas Arquidiocesana no contexto das fortes chuvas. 

A Cáritas Brasileira é um organismo ligado à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Saiba onde haverá cadastramento

Lembre-se de consultar os dias em que serão realizadas as ações

- Vila Dois Carneiros (Paróquia Santa Joana D'Arc), Jaboatão dos Guararapes

- Santo Aleixo (Paróquia São Pedro Aleixo), Jaboatão dos Guararapes

- Comportas (Paróquia São João Batista), Jaboatão dos Guararapes

- Jaboatão Centro (Paróquia Santo Amaro), Jaboatão dos Guararapes

- Camaragibe (Paróquia Sagrado Coração de Jesus)

- Jordão (Paróquia Cristo Redentor), Recife
- Ibura de Baixo (Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima)

Edição: Vanessa Gonzaga