Rio de Janeiro

ELEIÇÕES 2022

Procuradoria Regional Eleitoral no RJ pede impugnação da candidatura do vice de Cláudio Castro

Prefeito bolsonarista de Caxias, Washington Reis foi condenado em 2016 pelo STF por crime ambiental

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Castro Washington Reis
Reis e Castro anunciaram no fim de junho a chapa para concorrer ao governo do estado do Rio - Reprodução

A Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro pediu à Justiça Eleitoral a impugnação da candidatura do ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis (MDB) como vice-governador na chapa de Cláudio Castro (PL), candidato à reeleição para o governo do estado.

Em dezembro de 2016, Reis foi condenado pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por crime ambiental. Por isso, a Procuradoria argumenta que ele está inelegível por crime contra a administração pública.

Leia mais: Cargos secretos: o que se sabe até agora sobre o esquema no governo Cláudio Castro?

O ex-prefeito de Caxias, na Baixada Fluminense, foi condenado a sete anos e dois meses em regime semiaberto, além da multa de 67 salários mínimos, por se beneficiar em 2003 da venda de terrenos para a construção de um loteamento em Xerém, próximo à Reserva do Tinguá. Por unanimidade, cinco ministros do STF consideraram a transação irregular.

A Procuradoria alega que, com a condenação, Washington Reis estaria inelegível pelo prazo de oito anos. Em 2021, a Justiça rejeitou os recursos da defesa do então prefeito de Caxias e manteve a condenação.

Leia também: Vítima de estupro de anestesista durante o parto gravado percebeu algo estranho após acordar

À Justiça, a Procuradoria Regional Eleitoral pediu que Washington Reis e a coligação "Rio Unido e Mais Forte", composta pelos partidos PL, MDB, União Brasil e PTB, entre outros.

Edição: Eduardo Miranda