Paraíba

EDUCAÇÃO

Lançamento da Carta Compromisso pelo Direito à Educação ocorre nesta sexta (19), em João Pessoa

Carta traz 40 recomendações e busca mobilizar candidaturas nas Eleições 2022 ao compromisso com a Educação nos mandatos

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reunião para lançamento da Carta Compromisso com Coordenação da Campanha Nacional, diretores do CE da UFPB e Sindicatos - Foto: Rayanne Mello - Assessoria da Campanha Nacional

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação está em João Pessoa, dias 18 e 19, para o lançamento da Carta Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições de 2022. A coordenadora geral da Campanha, Andressa Pellanda e o articulador da região nordeste, José Alberto da Silva, junto a integrantes do Comitê Paraíba da Rede da Campanha, realizam dois dias de debates e mesas redondas para apresentarem e promoverem o documento para a comunidade educacional da capital. 

Na tarde desta quinta, dia 18, estiveram reunidos no Centro de Educação da UFPB para ampliarem o debate sobre a Carta, os diretores de Centro, Adriana Diniz e Roberto Rondon; os representantes dos sindicatos de professores do município, da UFPB e do estado, Daniel de Assis e Raquel do Nascimento do SINTEM-JP; Rita de Cassia Porto, Anita Leocádia e Maria Ivete Martins da ADUF-PB; Felipe Baunilha e Fernanda França, SINTEP - PB; além de professoras e educadoras integrantes do Comitê da Campanha aqui na Paraíba: Josiana Silva, Maria Conceição, Adelaide Alves.

 

CARTA COMPROMISSO PELO DIREITO À EDUCAÇÃO

O documento possui 40 recomendações que busca garantir um comprometimento e  financiamento adequado à educação nos próximos governos e legislaturas, ela foi organizada e elaborada pela Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil e pelo Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. A Carta é dividida em alguns eixos, como: Políticas Educacionais Estruturais; Gestão Democrática e ação intersetorial; Educação Integral, inclusiva e promotora das diversidades; Especificidades de cada etapa e modalidade; Políticas Educacionais complementares e Compromissos internacionais

"A Carta Compromisso foi lançada esse ano para pautar as eleições 2022 na defesa da educação para que esta seja democrática, pública, gratuita, inclusiva, equitativa, laica, emancipatória e que garanta os direitos que estão na Constituição Federal, que significa que tenhamos uma formação plena do ser humano, formação pro trabalho e para a cidadania, pilares estes que estão capengas nessa atual conjuntura política nacional com falta de financiamentos, muitos cortes e uma agenda de retrocessos que é imensa", afirma Andressa Pellanda, Coordenadora Geral da Campanha Nacional.

Por email, foram enviadas Cartas Convites para todas as candidaturas do estado, convidando a ler, debater e assinar a Carta Compromisso pelo Direito à Educação. "Convidamos todas as candidaturas oficializadas pelo TRE-PB e esperamos que possam comparecer ao evento deste dia 19, ou caso não possam participar, entrar em contato conosco para debatermos e assinarmos esse compromisso pela educação em seus futuros mandatos", explicou José Alberto, articulador da Campanha na Região Nordeste. 


Andressa Pellanda - Coordenadora Geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação / Foto: Equipe Brasil de Fato PB

 LANÇAMENTO DA CARTA: "COMPROMISSO PARA A ELEIÇÃO: NÃO CORTE DA EDUCAÇÃO!"

O evento de lançamento da Carta Compromisso acontece nessa sexta, dia 19 de agosto, das 9h às 11h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município (SINTEM), que fica localizado no Centro de João Pessoa. Na programação está prevista roda de conversa, apresentação e lançamento da carta, finalizando com um momento de debate.  

" Esse momento de nos reunirmos com a Campanha Nacional foi muito produtivo e importante, reunirmos entidades e movimentos que lutam e atuam na defesa e direito à educação para lançarmos essa carta que possui 40 compromissos para com a educação que vem se acumulando ao longo dos anos, em especial após o golpe, desde o Governo Temer até o atual, onde foi implementado uma agenda de desmonte das políticas públicas de educação. Espero que possamos ter várias adesões de candidatos e candidatas que vão concorrer ao parlamento estadual, ao congresso federal, para que esses pontos pela educação, de fato, sejam implementados em seus governos e que tenham suporte aqui na Paraíba", afirmou Felipe Baunilha, do SINTEP-PB.

A Carta Compromisso pode ser acessada através do site https://campanha.org.br/ 

PROGRAMA DE RÁDIO PARAÍBA DE FATO

Andressa Pellanda concedeu uma entrevista ao Programa de Rádio Paraíba de Fato explicando a missão da Carta Compromisso, debatendo o tema da Escolha Democrática para Gestão Escolar e abordando o trabalho da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. O programa PB de Fato vai ao ar neste sábado, dia 20 de agosto, às 9h, na rádio Sanhuá AM 1280, e sua reprise acontece no domingo às 11h, na Rádio Comunitária Nordeste, da cidade de Guarabira/PB. Logo após ficará disponível na plataforma Spotify - Programa Paraíba de Fato. 

 

 

Edição: Cida Alves