Pernambuco

FORMAÇÃO POLÍTICA

Estão abertas as inscrições da Escola de Formação Feminista Popular Soledad Barret, no Recife

Essa é a sexta edição da escola, organizada pela Marcha Mundial das Mulheres (MMM); inscrições vão até domingo (21)

Brasil de Fato | Recife (PE) |
IV Escola de Formação Feminista Popular Soledad Barrett aconteceu com foco no trabalho de base nas periferias da RMR - Marcha Mundial das Mulheres

Até o próximo domingo (21), estão abertas as inscrições da VI edição da Escola de Formação Feminista Popular, organizada pela Marcha Mundial das Mulheres - Núcleo Soledad Barret no Recife. As inscrições são através de um formulário que você pode acessar clicando aqui

Com o lema  “Mulheres em Marcha por um Projeto Feminista, Popular, Antirracista e Colorido para o Brasil”, a atividade conta com o apoio de outras organizações, como o Movimento Brasil Popular e também do Fundo Brasil. 

Leia: Marcha Mundial das Mulheres inicia 4ª Escola de Formação Feminista em PE

A atividade de formação é estruturada com espaço de cuidado com as crianças para que as mulheres que são mães participem da atividade. O público alvo são as mulheres da Região Metropolitana do Recife e neste ano a prioridade é praticar métodos de mobilização feminista no período eleitoral, em especial através dos Comitês Populares de Luta, que são organizados pelos movimentos populares em todo o estado para organizar a luta popular nos territórios e construir enfrentamento do fascismo no Brasil.

“A escola se insere nessa mobilização decisiva em torno das eleições, mas contribui também a médio e longo prazo na formação política das mulheres que são lideranças em suas comunidades, locais de estudo e trabalho, especialmente em entender a importância da participação política das mulheres, seja pela nossa participação, mas também pelo projeto de sociedade que defendemos”, explica Elisa Maria, militante da Marcha Mundial das Mulheres.

A Escola  

Entre 2016 e 2020 já foram realizadas cinco edições da Escola. A edição de estreia chegou a ter cerca de 200 cursistas. Em 2017, segunda edição, com amplitude estadual, a atividade levou 200 mulheres a se reunirem por três dias na cidade de Caruaru para analisar a conjuntura e destrinchar os desafios e possibilidades da construção do feminismo popular no Estado. 

A partir de 2018 o foco passa a ser a atuação nos bairros, e a formação passa a aprofundar a compreensão sobre o caráter patriarcal do Estado; em 2019 a formação trabalhou os princípios da Educação Popular e Trabalho de Base, e estava em curso ainda em 2020, quando foi interrompida pelo surgimento da pandemia do coronavírus. 

Leia:  Mulheres aliam ações de solidariedade e combate à violência doméstica

O primeiro encontro da VI edição acontece no dia 28 de agosto a partir das 8h na sede do Sinttel, na Rua Afonso Pena, 333 - Boa Vista, Recife. Quem deseja saber mais informações sobre a escola pode acompanhar o Instagram do Núcleo Soledad Barrett (@marchasoledad). 

Edição: Vanessa Gonzaga