Paraíba

CULTURA

Grupo Samba Se Ata faz show de lançamento do seu primeiro disco, neste sábado (27)

São quatro faixas autorais no EP que mescla samba de roda, samba enredo, samba reggae e várias outras influências

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Grupo Samba Se Ata - Foto: Internet

O grupo feminino Samba Se Ata realiza show de lançamento do EP “Nós”, primeiro disco da banda neste sábado (27), a partir das 20h30, na Vila do Porto. No show, a Samba Se Ata conta com as participações de Acarajow, Cida Alves, Ana Regina, Mari Santana e Fernanda Ferreira.


Grupo Samba Se Ata / Foto: Internet


Grupo Samba Se Ata / Foto: Internet

 
O disco “Nós” já está disponível nas principais plataformas de áudio. Este primeiro EP conta com quatro faixas e apresenta o percurso e resultado de seis anos da trajetória do grupo. O trabalho autoral mescla o samba de roda, samba enredo, samba reggae e várias influências de outros ritmos nas suas músicas. 


Reprodução / Card: Reprodução

 
Além das canções autorais do “Nós”, o repertório do show tem outras referências da banda. “A ideia é apresentar quem é a Samba Se Ata e, para além disso, o que a gente toca. Então no show tem músicas que a gente tocou há muito tempo, tem as que foram compostas pelas sambistas que entrevistamos ou estudamos no nosso podcast 'Quiçambas Memoráveis das Mulheres Compositoras' e tem as nossas autorais”, afirma Bruna Ávila, percursionista do grupo. 


 
O evento de divulgação do disco “Nós” conta com financiamento da lei Aldir Blanc de Emergência Cultural. “Ver nossa arte agora como um trabalho profissional traz muito orgulho. Todas nós somos as primeiras mulheres artistas das nossas famílias. Então nunca tivemos muito apoio, sobretudo financeiro, porque sempre tivemos que conciliar esse trabalho com outros formais. E agora ver essa produção em disco e promover um show de lançamento é um orgulho muito grande”, conta Tessy com emoção.


Grupo Samba Se Ata / Foto: Internet

  
O grupo Samba Se Ata
 
Samba Se Ata surgiu em 2016 e é composto por nove mulheres: Bárbara Zen, Bruna Ávila, Dora Gallindo, Deyse Araújo, Jadsely Santos, Letícia Carvalho, Lívia Murari, Suzany Silva e Tessy Priscila. Enquanto amigas, elas se reuniam para se divertir e compartilhar o mesmo amor pelo ritmo. Dos quintais para o mundo, agora já enquanto grupo consolidado, a banda se apresenta pela cidade com músicas consagradas e pela primeira vez com seu repertório autoral.


Grupo Samba Se Ata / Foto: Internet

Projeto “Quiçambas Memoráveis"

O grupo Samba Se Ata lançou projeto em podcast “Quiçambas memoráveis das mulheres compositoras”, durante a pandemia. O trabalho teve como foco dar visibilidade e valorizar a participação feminina no samba. 


Reprodução / Card: Reprodução

Produto da lei Aldir Blanc de emergência cultural, através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), os podcasts foram disponibilizados gratuitamente nas plataformas de áudio: Deezer, Spotify e Soundcloud.

Seriam cinco episódios, sendo o primeiro deles sobre o Samba da Bahia e Samba de Terreiro, o trabalho das Ganhadeiras de Itapuã, Dona Dalva do Samba, sempre com convidadas paraibanas mais que inspiradoras para conversar sobre as mulheres do samba. O projeto teve renovação e acabou se tornando oito episódios cheios de riqueza em pesquisa e em relato cultural. 

 
Serviço

Samba Se Ata - lançamento do EP "Nós"
Data: 27/08 (sábado)
Hora: 20h30
Local: Vila do Porto
Ingressos: R$20,00 (disponíveis na Sympla: https://www.sympla.com.br/samba-se-ata---lancamento-do-ep-nos__1677841) 
Participações: Acarajow, Cida Alves, Ana Regina, Mari Santana e Fernanda Ferreira.

Edição: Maria Franco