Pernambuco

alusão ao fascismo

Símbolo de Mussolini e Bolsonaro, motociata ganha adesão entre candidatos de direita de PE

Nesse fim de semana, os candidatos a governador Miguel Coelho (União Brasil) e Anderson Ferreira (PL) fizeram motociatas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Candidatos das eleições majoritárias em Pernambuco apostam na prática recentemente popularizada pelo presidente - Divulgação

Candidato do partido do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL) participou de motociata nesse sábado (27) em Caruaru, no Agreste do Estado. O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes andou de moto sem capacete, à imagem do seu correligionário. Os atos com motoqueiros mais recentemente se popularizaram com Bolsonaro e têm ganhado adesão dos candidatos de direita.

Além de infringir as leis de trânsito de maneira costumaz, a prática se destaca por resgatar um símbolo do século passado. Nos anos 20 e 30, o ditador fascista italiano Benito Mussolini também desfilava de moto com seus apoiadores.

Em Pernambuco, esse tipo de ato foi incorporado às agendas da campanha das eleições majoritárias. Nesse domingo (28), o candidato a governador Miguel Coelho pelo União Brasil convovcou os motoqueiros para as ruas dos bairros da Zona Norte do Recife - apesar de, nas fotos divulgadas pela sua equipe de Comunicação, não aparecer em cima de uma moto em movimento.

Leia também: Na primeira semana de campanha em Pernambuco, candidatos se concentram na região metropolitana

Leia também: Lula grava horário eleitoral, Bolsonaro faz motociata: leia agenda dos candidatos à Presidência

Em julho, ainda pré-candidato a senador, Gilson Machado Neto (PL) fez motociata ao lado de Anderson Ferreira no município de Curupira, no Agreste. Ex-ministro do Turismo, Machado Neto é a aposta oficial de Bolsonaro para o Senado, compondo a chapa Simbora Mudar Pernambuco.

Motociatas e Fascismo

Fundador do fascismo e aliado do nazista Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial, Mussolini era fã de motos e usava delas como mais um artifício de propaganda para exprimir virilidade.

Periódico italiano mostra Mussolini em desfile de moto na década de 30, antes da Segunda Guerra Mundial / Reprodução

A edição de 4 junho de 1933 da revista já extinta 'La Tribuna Illustrata' - uma das mais lidas da Itália à época - descrevia na capa, junto a uma imagem, o 'duce' "em meio a um entusiasmo indescritível", seguido por "os dez mil centauros", que vieram de toda a Itália e se reuniram na Piazza d'Armi em Roma". Com o mesmo propósito, Mussolini ainda se valia dos desfiles em cavalos, que Bolsonaro também adotou em ocasiões passadas.

Leia tambémPGR recebe ação contra Bolsonaro por interferir na PF, PT cobra ministro por motociatas

Edição: Vanessa Gonzaga