Pernambuco

SOLIDARIEDADE

ONG busca apoio para continuar atividades psicopedagógicas e doação de alimentos na Várzea

Período de chuvas no inverno gerou diversos impactos e ainda mais famílias ficaram em condições de vulnerabilidade

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Gris Espaço Solidário tem feito tantas doações que está ficando sem itens para continuar com as atividades - Reprodução/Instagram

Um lugar que, desde 2018, funciona como uma janela para a solidariedade em algumas comunidades da Várzea, no Recife, agora, tem a possibilidade de parar de funcionar. Desde os problemas causados pelas chuvas na Região Metropolitana do Recife, em abril deste ano, o Gris Espaço Solidário tem feito tantas doações que está ficando sem itens para continuar com as atividades.

De acordo com Joice Paixão, cofundadora e presidenta do espaço, o Gris está sem condições de atender a comunidade há, pelo menos, vinte dias. “Esse tempo em que não temos conseguido fazer doação, temos recebido muitas mensagens de pessoas enviando foto da geladeira vazia, enviando foto do armário vazio, pessoas pedindo leite para as crianças. Então, diretamente temos esse impacto que é o impacto de garantir que a pessoa sobreviva, de garantir que ela exista, que ela tenha o mínimo de segurança alimentar e dignidade alimentar e que ela tenha, por exemplo, um acompanhamento”.

Durante o período chuvoso, o Espaço Gris doou cerca de catorze mil refeições para as mais de 500 famílias acolhidas pela ONG, nos primeiros sete dias do desastre. Segundo Joice, a exposição a todo sofrimento das pessoas, despertou gatilhos nos voluntários.

“Na chuva do dia 24 de abril algumas pessoas já tinham ficado desabrigadas, então já estávamos acompanhando essas pessoas. No dia 28, que foi a grande chuva, até o final de junho trabalhamos basicamente 24h/dia. Tinha uma equipe que ficava de dia e duas pessoas que ficavam à noite caso chovesse bastante e as pessoas precisassem voltar para se abrigar. Então fizemos uma brigada de trabalho e que cada dia da semana doávamos cesta básica, kit de limpeza”, relembra.

Ela explica, ainda, que o processo de chuva sobrecarregou os recursos financeiros e pessoais. “Então, várias pessoas da equipe acabaram adoecendo por conta da demanda, não só de trabalho, mas também de ter que lidar com essa quantidade toda de sofrimento”, acrescenta a presidenta do espaço.

Além das doações de alimentos, o Gris Espaço Solidário oferece apoio lúdico e psicopedagógico para as crianças, adolescentes, jovens e mulheres das comunidades do bairro Várzea que precisam desse auxílio.

Para contribuir com a ONG e ajudar na continuidade das atividades solidárias, você pode se tornar um voluntário e somar com as inúmeras mãos que já fazem esse trabalho. Para fazer doações de roupas, alimentos, materiais de higiene ou financeiras, acesse as redes sociais @gris.solidario

Edição: Vanessa Gonzaga