Pernambuco

ELEIÇÕES 2022

Investigado por transfobia e violação do ECA, Nikolas Ferreira (PL) virá ao Recife sábado (22)

Deputado federal eleito em Minas Gerais, Nikolas estará com Anderson e André Ferreira em ato "Juventude pelo Brasil"

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Nikolas Ferreira e Jair Bolsonaro em encontro após as eleições - Reprodução

Nas redes sociais de Anderson Ferrreira (PL), ex-candidato ao Governo de Pernambuco e Presidente do Partido Liberal (PL) no estado, foi publicado, neste domingo (16), um vídeo onde o deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL-MG) convoca a população pernambucana para o evento "Juventude pelo Brasil".

Leia: Vereador bolsonarista é investigado em BH por transfobia contra menor de idade

O encontro vai ser realizado no próximo sábado (22), no Recife, na sede do comitê central, localizado na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira. Nikolas vai estar acompanhado de Anderson e do também deputado federal reeleito André Ferreira (PL). O movimento conta ainda com a participação dos influenciadores digitais evangélicos Guilherme Batista e Jey Reis. 

Leia: Bolsonaro faz ato esvaziado em Pernambuco e se encontra com líderes religiosos

Transfobia recorrente

No início do mês de julho de 2022, o bolsonarista criticou uma escola particular por permitir que uma estudante transexual, menor de idade, utilize o banheiro feminino. Além disso, Nikolas expôs a estudante sendo constrangida e sugeriu um “boicote” à escola. Antes da mesmo divulgação do vídeo, Nikolas, que é vereador de BH já respondia a duas ações na Justiça por transfobia contra a também vereadora Duda Salabert.

Leia: Nikolas Ferreira diz que não confia nas urnas e pode virar alvo de pedido de cassação no TSE

A divulgação do vídeo fez com que o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) abrisse um inquérito para investigar a postura de Nikolas, acusado de transfobia e de violação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Desde 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) passou a enquadrar a homofobia e a transfobia como crimes de racismo, tornando-os crimes imprescritíveis e inafiançáveis.

Tentativa de aumento da base no Nordeste

O evento que acontecerá no Recife irá circular outras capitais da região com o objetivo de apresentar as propostas de Jair Bolsonaro à juventude. "Essa é mais uma das nossas ações de militância para garantir que o Nordeste garanta ao presidente uma grande vitória em forma de gratidão pelos investimentos feitos na região pelo Governo Federal em seu mandato", pontuou Anderson Ferreira em nota enviada à imprensa. No primeiro turno, Bolsonaro teve 8.775.702 votos contra 21.691.381 de Lula no Nordeste.

Leia: Partido de Bolsonaro elege 99 deputados federais e oito senadores

Edição: Vanessa Gonzaga