Pernambuco

CHUVAS

Em menos de 12 horas, Jaqueira (PE) registrou 100mm de chuva e famílias estão desalojadas

APAC indica chuvas moderadas e fortes na Mata Sul, Agreste e Sertão do estado nesta segunda (07)

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Cerca de 17 famílias no municípios estão desabrigadas ou desalojadas, de acordo com a Prefeitura de Jaqueira - Agência Brasil

A chuva que vem caindo desde a última sexta (5), vem causando diversos transtornos para os moradores de áreas de risco do município de Jaqueira, na Mata Sul. O nível do rio Pirangi, o principal que corta a cidade, não transbordou, mas os mais de 100 milímetros de chuva em menos de 12h foram suficientes para inundar casas.

Neste domingo (6), a Defesa Civil emitiu nota de alerta máximo, orientando os moradores de áreas de risco a procurar abrigo em local seguro, pois o nível do rio começou a subir. Já nesta segunda (07) o alerta da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) é de chuvas que variam de intensidade moderada a forte em toda a Mata Sul, além do Sertão e Agreste.

Leia: Deslizamentos em Pernambuco: "Existem planejamentos, mas eles são excludentes", diz geógrafo

Cerca de 17 famílias no municípios estão desabrigadas ou desalojadas, de acordo com a Prefeitura de Jaqueira. O órgão também decidiu que todas as aulas desta segunda-feira (7) serão remotas para os 2.572 estudantes do município, devido à previsão de continuidade das fortes chuvas.

Os moradores afetados podem ainda acionar apoio da Prefeitura de Jaqueira para retirar móveis e objetos de casa através dos telefones: (81) 9 9237.7361 / 9 9869.9318. Os contatos funcionam também com WhatsApp e estão disponíveis 24h. 

Leia: Chuvas em Pernambuco: moradores de Jaboatão alertam sobre risco de deslizamentos há 30 anos

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) vem emitindo alerta de risco de inundação no município desde a última sexta. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil segue à disposição 24h através dos telefones: (81) 9 9237.7361 / 9 9869.9318. Os contatos funcionam também com WhatsApp. No restante do estado, a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) pode ser acionada através do telefone (81) 3181-2490.

Edição: Vanessa Gonzaga