Pernambuco

VACINAÇÃO INFANTIL

Pernambuco inicia a vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos

Cerca de 330 mil crianças estão aptas a receber as doses da vacina em todo o estado

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A primeira remessa da Pfizer Baby, com 47 mil doses, chegou ao Aeroporto Internacional do Recife e será encaminhada aos municípios - Marcelo Camargo / Agência Brasil

A partir desta sexta (11) está autorizada a vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidades em todo o estado de Pernambuco. A decisão foi tomada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) com gestores municipais. Ao todo, considerando a faixa etária, cerca de 330 mil crianças estão aptas a receber as doses da vacina no Estado

Leia: Novo surto de covid? Especialistas alertam para a possibilidade neste fim de ano

A primeira remessa da Pfizer Baby, com 47 mil doses, chegou ao Aeroporto Internacional do Recife. A distribuição para os 184 municípios pernambucanos acontece nesta sexta-feira (11). Neste caso, a imunização deverá ser feita em três doses, sendo as duas primeiras com intervalo de 21 dias, e a terceira dose deve ser administrada pelo menos 2 meses depois.

"O quantitativo a ser recebido hoje por Pernambuco está abaixo do que é necessário para o Estado. Por isso, é primordial que os gestores realizem o monitoramento bem de perto dos seus estoques para evitar erros de administração dessas primeiras doses recebidas. Vale frisar que, até o momento, o Ministério ainda não sinalizou quando será a próxima entrega aos Estados", salienta a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

Comorbidades
 

Entre as comorbidades elencadas pelo órgão federal para a vacinação estão: diabetes, hipertensão arterial e pulmonar, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas crônicas, doença renal, imunocomprometidos, obesidade (IMC >40), síndrome de Down, hemoglobinopatias graves e cirrose hepática. Cada gestão municipal deve informar aos munícipes como a comprovação deve ser apresentada, como, por exemplo: cadastro em unidades de Atenção Básica, inserção em programas de acompanhamento, prescrições médicas ou relatórios médicos com o descritivo ou CID da doença.

Doses de reforço

Diante do cenário de aumento dos casos, a Secretaria Estadual de Saúde já solicitou ao Ministério da Saúde um posicionamento oficial sobre a possibilidade de aumentar a faixa etária contemplada com a quarta dose. Atualmente, no Estado, estão autorizados a receber a segunda dose de reforço pessoas com mais de 40 anos. A SES-PE também requisitou avaliação do cenário para aplicação de uma quinta dose para a população com 80 anos e mais.

Leia: Surto de covid? Pernambuco contabiliza alta de casos de coronavírus nas últimas semanas

Vacinação com Coronavac

De acordo com a Secretaria, todas as doses de vacina Coronavac destinadas para a faixa etária de 3 e 4 anos de idade já foram distribuídas. Desde o primeiro semestre do ano, o recebimento de imunizantes da Coronavac para este grupo vem sofrendo descontinuidade na entrega de remessas pelo governo federal.

Para se ter ideia, o Programa Estadual de Imunizações solicitou ao Ministério da Saúde, ainda no mês de julho, 100 mil doses de Coronavac. Em setembro, foram recebidas apenas 43 mil doses - quantitativo insuficiente para a necessidade dos municípios. Um novo pedido para aquisição de mais 40 mil doses foi realizado em outubro, mas ainda não houve retorno do órgão federal quanto à previsão de novas distribuições.
 

Edição: Vanessa Gonzaga