Pernambuco

VACINA

Surto de covid: Pernambuco irá aplicar terceira dose de reforço em idosos acima dos 80 anos

Secretaria de Saúde priorizará o reforço em grupos prioritários; no estado, 264 mil pessoas estarão aptas para vacinação

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Há um grande percentual de pacientes maiores de 80 anos entre os internados pela Covid-19 nos leitos de UTI e enfermaria pernambucanos - SES PE

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) anunciou nesta segunda-feira (21), que irá aplicar uma quinta dose (terceira dose de reforço) da vacina contra a covid-19 nas pessoas com 80 anos ou mais. A estimativa aponta que, em Pernambuco, 264 mil pessoas estejam nessa faixa etária.

A decisão se baseia na avaliação do Comitê Técnico Estadual de Acompanhamento da Vacinação, que apontou grande percentual de pacientes maiores de 80 anos entre os internados pela Covid-19 nos leitos de terapia intensiva e enfermaria nas unidades de saúde pernambucanas.

Leia: Covid: Brasil poderia ter salvado 47 mil idosos e idosas com vacinação mais ágil

"Considerando que os idosos acima de 80 anos sofrem com a perda progressiva da imunidade associada ao avanço da idade, o que é um grande fator de risco para adoecimentos graves pela Covid-19, Pernambuco decide, neste momento, autorizar a aplicação de uma terceira dose de reforço nesta população. Sabemos, também, que o cenário atual aponta uma falta de disponibilidade, por parte do governo federal, de imunizantes que atendam toda a população", ressalta o secretário estadual de Saúde, André Longo.

As vacinas destinadas a esse público serão enviadas para as Gerências Regionais de Saúde (Geres) nesta quarta-feira (23), onde ficarão disponíveis para retirada por parte dos municípios.

Intervalo entre doses

Sobre o prazo entre doses, a superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo explica "É importante lembrar que só poderão tomar a quinta dose aqueles idosos que já tenham, no mínimo, quatro meses de aplicação da quarta dose da vacina. Se não, as equipes devem orientar a pessoa ou seus cuidados a voltar em tempo oportuno para aplicação desta terceira dose de reforço".

Leia: Imunização contra covid pode entrar no calendário regular de vacinação

Outro fator importante para a decisão foi a confirmação da circulação das subvariantes da Ômicron BQ.1 e da XBB em território pernambucano. "O ideal seria que já tivéssemos disponíveis no Brasil as vacinas bivalentes que incluem, ao menos, as subvariantes BA.4 e BA.5 da Ômicron. Entretanto, na sua ausência, existem evidências que novos reforços com a vacina da Pfizer, induzem melhoria da proteção imunológica.", pontua o pediatra Eduardo Jorge, membro do Comitê Estadual de Acompanhamento da Vacinação.

Vacinação infantil e remédios para covid

Após um período de hiato por parte do Ministério da Saúde, Pernambuco deve receber hoje (22), um lote com 40 mil doses de Coronavac destinadas para a faixa etária de 3 e 4 anos de idade. A nova remessa será enviada para as Geres na quarta (23), junto com os lotes de Pfizer destinados à quinta dose dos idosos. 

Também foi organizada a distribuição e dispensação no Estado de 2.045 kits do antiviral nirmatrelvir + ritonavir, medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde para tratamento, em caráter experimental, da Covid-19.

Segundo recomendações do órgão federal, os pré-requisitos para uso da dos medicamentos são pacientes com teste positivo para a doença, que não requerem o uso de oxigênio suplementar e que estejam até o quinto dia do início dos sintomas. O público-alvo para o tratamento experimental são pacientes imunossuprimidos com 18 anos ou mais ou pacientes em geral a partir de 65 anos.  

Leia: Documentário "Eles poderiam estar vivos" detalha conduta criminosa de Bolsonaro na covid

Edição: Vanessa Gonzaga