Rio Grande do Sul

CONSCIENTIZAÇÃO

Lomba do Pinheiro recebe ação de prevenção ao HIV/AIDS na próxima quinta-feira (1)

Serão realizadas rodas de conversa sobre sexualidade, oficinas de prevenção e distribuição de preservativos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Porto Alegre é a segunda capital brasileira com a maior taxa de detecção por AIDS: 58,5 a cada 100 mil habitantes - Foto: Getty Images

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro, a organização Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos e o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA) irão promover uma ação de conscientização e combate ao HIV/AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Entre as atividades previstas estão rodas de conversa sobre sexualidade, oficinas de prevenção e distribuição de preservativos. 

Direcionada ao público jovem, a ação também abordará o abuso sexual e as mais diversas formas de violência contra as mulheres. "É preciso falar de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Uma sociedade estruturalmente machista e patriarcal como a nossa traz consequências gravíssimas, tanto para meninas quanto para as mulheres. Por isso, também é uma pauta da juventude", pontua a coordenadora pedagógica do curso de Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCS) da Themis, Ceniriani Vargas da Silva. 

Com início às 14h, as atividades serão realizadas no Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro, localizado na Estrada João de Oliveira Remião, 4444, parada 10 da Lomba do Pinheiro. 

AIDS no RS

Segundo o Boletim Epidemiológico de HIV/AIDS publicado pelo Ministério da Saúde em 2020, o Rio Grande do Sul lidera o ranking de casos da doença no Brasil: são 21,8 casos por 100 mil habitantes. A taxa supera a média nacional, de 14,1 casos por 100 mil habitantes.

Porto Alegre é a segunda capital brasileira com a maior taxa de detecção por AIDS: 58,5 a cada 100 mil habitantes. O número é 3,3 vezes maior que a taxa média do país, que é de 17,8%. A maior concentração dos casos de AIDS no Brasil foi observada nos indivíduos com idade entre 25 e 39 anos: 52,0% dos casos do sexo masculino e 47,8% dos casos do sexo feminino pertencem a essa faixa etária.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko